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Campo DCValorIdioma
dc.creatorZacarias, Sandra Maira Zen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683069687430400por
dc.contributor.advisor1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Nogueira, José Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2196414241004695por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:14Z-
dc.date.available2011-08-09-
dc.date.issued2008-11-06-
dc.identifier.citationZACARIAS, Sandra Maira Zen. Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830-
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo investigar por que os alunos apresentam defasagem de conhecimento na área de Matemática e verificar se esse fato é decorrente do medo, ou do mito a respeito da disciplina, ou ainda se essas dificuldades estão relacionadas à não aprendizagem de conceitos básicos. A abordagem adotada para realizar a pesquisa foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, onde cada objeto é considerado como único. A pesquisa de campo foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2007 numa escola pública, pertencente à Diretoria de Ensino de Birigui. A escolha da escola foi feita em função do baixo índice de rendimento escolar apresentado pelos alunos apontados pelos professores aos gestores escolares. O estudo foi desenvolvido com alunos das sétimas séries do ensino fundamental. Primeiramente os alunos foram observados em seu ambiente natural de trabalho. A partir daí, foi proposto que fizessem uma autobiografia sobre sua relação com a Matemática. A seguir, os alunos foram entrevistados. A ação docente foi observada em relação ao planejamento, à metodologia, ao relacionamento com os alunos e a avaliação. Foram também analisados o plano de ensino, os cadernos dos alunos e os diários da professora. Os dados obtidos foram tratados mediante análise de conteúdo e análise documental e colocaram em evidência a importância das relações afetivas dentro da escola, porque elas podem contribuir tanto para o sucesso como o fracasso do aluno, ocasionando, muitas vezes, medo e bloqueios em relação à Matemática.por
dc.description.abstractThis paper has aimed to investigate the reason that the students show gap knowledge in the mathematics area and see if this fact is due to the fear or the myth about the subject or if these difficulties are not related to learning of basic concepts. In this paper the qualitative approach was a method adopted to carry out the research to investigate a contemporary phenomenon within a real context, where each object is treated as unique. The data were processed according to the content analysis and documentary analysis. The search for field was developed during the second semester of 2007 in a public school, belonging to the Birigui´s Board Education. The choice of school was based on the low-income school submitted by the managers. The study was designed with students in basic education, seventh series. First the students had been observed in their natural environment, in their classrooms. After that, was proposed to make an autobiography about his relationship with Mathematics. Then the students were interviewed. The action of teach was observe according to the methodology, planning class, evaluation and the relationship between the teachers and students. There were also reviewed the planning education, students notebooks and activities and the teacher´s daily. The gotten data had been treated through the "content analysis" and "documentary analysis". Both subject had been placed in evidences about the importance of the effective relations at the school indicating that this may contribute such for the success as the failure of the pupil causing fear and blockades into a relation with the Mathematics subject.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 575360 bytes, checksum: 502a069a2210bef84f4d139703beb34c (MD5) Previous issue date: 2008-11-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1919/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectMedopor
dc.subjectMitopor
dc.subjectDificuldadepor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectFeareng
dc.subjectMytheng
dc.subjectDifficultyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldadepor
dc.title.alternativeMathematics and scholar failure: fear, myth or difficultyeng
dc.typeDissertaçãopor
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