???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/831
Tipo do documento: Dissertação
Título: Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia
Título(s) alternativo(s): Relation Between Curriculum Theory and Practice in the Training of Medical Internship in Dermatology
Autor: Soares, Deusita Fernandes Gandia 
Primeiro orientador: Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa
Primeiro membro da banca: Schmidt, Ivone Tambelli
Segundo membro da banca: Benedetti, Ieda Maria Munhós
Resumo: Esta pesquisa compreende a investigação do Estagio Curricular Supervisionado na disciplina de Dermatologia no Curso de Medicina da UNOESTE. Há necessidade de que se desenvolva a formação do médico, de maneira que a teoria pedagógica embase a prática e esta, por sua vez, questione essa teoria, num movimento dialético, para impulsionar transformações pedagógicas. A busca de profissionais médicos competentes envolve essa questão, pois o exercício da medicina compreende conhecimentos, habilidades, relacionamento humano e cultura. Esta pesquisa procurou contribuir para um tema pouco trabalhado cientificamente, o Estágio Curricular Supervisionado na disciplina de Dermatologia no Curso de Medicina. Teve como objetivos identificar e descrever situações, experiências e expectativas dos alunos e, os fatores intervenientes, avaliar aspectos do plano de ensino de Dermatologia. A metodologia eleita foi a de natureza qualitativa, estruturada a partir de um estudo de caso, com emprego de observações, entrevistas e depoimentos dos alunos do 9º e 10º termo do Curso de Medicina, disciplina de Dermatologia. Chegou-se às seguintes conclusões: o Estágio em Dermatologia acontece na observação de casos; o currículo apresenta pouca participação dos alunos, tanto na construção teórica como na prática, com uma frágil vivência cultural e espaço para uma formação cidadã.
Abstract: This research involves the investigation of Supervised Internship Course in the Dermatology Department in the Course of Medicine UNOESTE. There is need to develop medical training, so that the theory underlying the practice and this, in turn, question the theory in a dialectical movement to drive pedagogical changes. The search for competent medical professionals surrounds this issue, because the practice of medicine includes knowledge, skills, human relations and culture, therefore, what pedagogical strategies could meet this challenge? This research sought to contribute to theme a few scientific studies, the Supervised Practices in the Dermatology Department at the medical school. Aimed to identify and describe situations, experiences and expectations of students, and the intervening factors, assess the pedagogical aspects of the course and the development plan of Training in Dermatology. The methodology chosen was qualitative, structured on a case study, employing observation, interviews and testimonials from students of the 9th and 10th term of the Course of Medicine, Discipline of Dermatology. Reached the following conclusions: the stage in Dermatology focuses on the technical approach, the observation of cases, the curriculum has little involvement of students in theoretical and practical construction, with a fragile living space for a cultural and civic education.
Palavras-chave: Educação
Dermatologia
Estágio Curricular
Education
Dermatology
Stage Curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SOARES, Deusita Fernandes Gandia. Relation Between Curriculum Theory and Practice in the Training of Medical Internship in Dermatology. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/831
Data de defesa: 28-Apr-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEUSITA_DISSERTACAO_20_06_2011.pdf12,24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.