Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuerreiro, Maria Albertina da Silva-
dc.contributor.advisor1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee1Cardoso, Sônia Maria Vicente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1875954902451909por
dc.contributor.referee2Souza, Renata Junqueira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778200016779533por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:14Z-
dc.date.available2006-12-01-
dc.date.issued2006-09-19-
dc.identifier.citationGUERREIRO, Maria Albertina da Silva. The Reader Building in the Elementary Education: Documental Analysis of the one Pedagogical Collection. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/833-
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada A Construção do Leitor na Educação Fundamental: Análise Documental de uma Coleção Didática, tem como objetivo demonstrar o nível de qualidade dos conteúdos teóricos e os procedimentos metodológicos inscritos no Livro Didático para o ensino da leitura, na Educação Fundamental. A opção teórica para análise crítico-reflexiva das práticas metodológicas descritas nesta pesquisa se centra nos estudos mais recentes da linguagem, voltados para a Critica Sociológica Bakhtiniana e de Vygotsky, com ênfase na natureza ideológica da linguagem e do texto. No que se refere à descrição e análise da prática educacional (Estudo de Caso), optou-se pela Pesquisa Qualitativa, definindo-se como método de Coleta dos Dados, a Análise Documental. A Análise Documental permitiu identificar informações nos documentos pesquisados (livros didáticos), que serviram de corpo básico da pesquisa, para verificação e comprovação da hipótese inicial de que a Educação Fundamental vem trabalhando a construção da leitura a partir de conceitos teóricos, no mínimo, incompletos, em relação às novas teorias da linguagem e da leitura. Assim, esta pesquisa contempla uma descrição e reflexão crítica sobre a análise da Coleção de Livros Didáticos intitulada Montagem e Desmontagem de Textos, destinada às quatro séries iniciais de escolarização (Ensino Fundamental _ Ciclo I). A análise é, portanto, de caráter documental, pois toma como objeto de observação, os Volumes da Coleção Didática citada.por
dc.description.abstractThe present research entitled The Reader Building in the Elementary Education: Documental Analysis of the one Pedagogical Collection , has an objective to demonstrate the quality of the theorical contents and consequently, of the methodological procedures in teaching reading in the Elementary Education. The Theorical option for critical-reflexive analysis made in this research is centered in the most recent studies of language, based in the Sociological Critic Bakhtiniana and of Vygotsky, with emphasis on the ideological nature of language and text. In what it refers to the description part and analysis of the educational practice (Study of Case). It s opted for the qualitative Research, defining as a method, Data Collection, and the Documental Analysis. The Documental Analysis has permitted identify information, in the researched documents (pedagogical collection), which have served as basic element for the research, for the verification and hypothesis confirmations that the Elementary Education has been working on construction of the Reading starting from theorical concepts, at least, incomplete, in relation to the new theories of the language and reading. Thus, this research regard a description and critical reflection on the analysis of the Collection of Pedagogical Books entitled Assembly and Dismount of Texts , to the Elementary Education. The analysis is therefore, for documental character, because it takes as objective the reservation, the Volumes of the Pedagogical Collection quote.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-EDUCACAO_Maria albertina_mar07.pdf: 8132361 bytes, checksum: a0be3ec1a7f0d51738cadfeaf6c4541c (MD5) Previous issue date: 2006-09-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1957/DISSERTACAO-EDUCACAO_Maria%20albertina_mar07.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação do leitorpor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectLivros Didáticospor
dc.subjectTeaching Writingeng
dc.subjectTeacher Developedeng
dc.subjectPedagogical Bookeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Construção do leitor na educação fundamental: análise documental de uma coleção didáticapor
dc.title.alternativeThe Reader Building in the Elementary Education: Documental Analysis of the one Pedagogical Collectioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO-EDUCACAO_Maria albertina_mar07.pdf7,94 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.