Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/836
Tipo do documento: Dissertação
Título: As relações interpessoais e o processo de ensino e de aprendizagem para o profissional enfermeiro
Título(s) alternativo(s): Interpersonal relations and the process of teaching and learning for professional nurses
Autor: Silva, Célia dos Santos 
Primeiro orientador: Dias, Carmen Lúcia
Primeiro membro da banca: Ruiz, Adriano Rodrigues
Segundo membro da banca: Ferreira, Heliane Moura
Resumo: O desenvolvimento das relações interpessoais permite aos indivíduos o alcance de uma integração mais intensa, visando um rendimento efetivo no processo de ensino e de aprendizagem. Esta pesquisa teve como foco principal de investigação as relações interpessoais, fundamentais para a aprendizagem, entre professores e alunos de um curso superior na área da saúde. A pesquisa bibliográfica esteve centrada em autores com questões referentes ao processo de ensino e de aprendizagem e a comunicação; a relação professor-aluno como facilitadoras da aprendizagem e o ensinar e aprender em Enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica qualitativa, especificamente do tipo estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolveram: 1.Coleta de dados por meio de questionários do tipo fechado, utilizando-se a Escala Likert, para professores e alunos do 3º ano do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Educação Superior particular, procurando obter informações sobre as relações interpessoais necessárias para a aprendizagem. 2. Análise e discussão dos dados obtidos, com testes estatísticos e cotejamento com a literatura analisada. 3. Análise documental, através das Diretrizes Curriculares para o curso de Enfermagem e do Projeto Político Pedagógico. A análise dos dados permitiu concluir que, quanto às informações relativas à relação professor aluno, observa-se semelhança em grande parte de concordância ou discordância, em porcentagem, na percepção do total de alunos e total de professores; porém, os professores apresentam tendência para a auto valorização. Na segunda análise, realizada individualmente, os professores diferem dos alunos do diurno, que por sua vez, diferem dos alunos do noturno. Portanto, espera-se que estes dados possam ser veículos de condução para que se alcancem, também, os alunos que, em minoria, opinam contrário às respostas da maioria dos alunos e que devem ser ouvidos. Uma avaliação da qualidade das relações em sala de aula não deve basear-se apenas na opinião dos alunos. Porém, são eles os sujeitos que, a priori, são os principais elementos pelos quais o ensino é dirigido. Portanto, eles merecem ser ouvidos e suas opiniões, serem levadas em consideração. Espera-se que esta pesquisa possa ter oferecido elementos de base e orientação para que os professores repensem a sua prática pedagógica, com foco no estabelecimento de interações satisfatórias entre educador e educando, contribuindo desse modo no processo de ensino e de aprendizagem
Abstract: The development of interpersonal relationships enables the individuals to reach a more intense integration aiming a more effective result in the teaching and learning process. This research had, as a main focus of investigation, the interpersonal relationships, fundamental for the learning between teachers and students of an university health course. The bibliographical research was centered in authors with questions related to the teaching and learning process and the communication; the relationship student/teacher as facilitators of learning and teaching and learning in Nursing. The research was developed under the qualitative perspective, specifically the case study type. The methodological procedure involved: 1. Data collecting through questionnaires of the closed type, using the Likert scale, for teachers and students for 3rd year nursing course in a private Superior Education Institution, looking for information in interpersonal relationships needed for learning. 2. Analysis and discussion of data, statistical tests with the cross-referencing with the literature review 3. Documental analysis through curricular directions for the nursing course and the pedagogical political project. The data analysis found that, on the information related to student/teacher relationship, there are many similarities in agreement or disagreement, in percentage, of the total of students and teachers, however teachers showed tendencies to self evaluation. In the second analysis, carried out individually, teachers differ from the day students, which in turn differ from the night students. Therefore, this data can be conducting tools to reach also students that in less numbers give their opinion against to the answers of the majority of students and should be heard. An assessment of the quality of relationships in the classroom should not be based solely on the opinion of students. However, they are the guys who, are the main elements by which the teaching is directed.Therefore they deserve to be heard and their opinions taken into consideration. We hope that this research can have offered basic features and guidance for teachers to re-think their practice, focusing in the establishment of satisfactory interaction between educator and student, contributing in the teaching and learning process.
Palavras-chave: Enfermagem
Ensino e aprendizagem
Relações interpessoais
Educação superior
Nursing
Teaching and Learning
Interpersonal relationships
Higher education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SILVA, Célia dos Santos. Interpersonal relations and the process of teaching and learning for professional nurses. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/836
Data de defesa: 3-Jun-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Celia_31_08_2011.pdf593,48 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.