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dc.creatorBenites, Mikelli Cristina Pacito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4383838866758753por
dc.contributor.advisor1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee2Miotto, Wanda Darin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5631086726872120por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:15Z-
dc.date.available2011-10-13-
dc.date.issued2011-06-22-
dc.identifier.citationBENITES, Mikelli Cristina Pacito. Calculus in the initial years of elementary education: doubts and expectation. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/837-
dc.description.resumoO ensino da Matemática tem se tornado objeto de reflexão constante entre os estudiosos e pesquisadores sobre o assunto. Grande parte das pesquisas e dos estudos realizados sobre o tema tem revelado que a grande dificuldade dos alunos está em relacionar o que lhe é ensinado na escola com o que é necessário para o enfrentamento das dificuldades no seu cotidiano. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL,1997) abordam o tema apresentando uma nova perspectiva de ensino baseada no conhecimento significativo, sugerindo procedimentos que, trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, venham favorecer a compreensão dos conceitos matemáticos e, em específico, o trabalho com o cálculo mental e a estimativa. No presente estudo, buscou-se investigar os procedimentos adotados pelo docente para o ensino do cálculo mental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Presidente Prudente. A pesquisa foi desenvolvida dentro da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com professores procurando obter informações sobre como se dá o ensino e aprendizagem do cálculo mental, além de análise de documentos oficiais, diários e registros feitos no caderno pelo aluno. Os dados qualitativos obtidos foram tratados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (2008) que envolve a interpretação do significado das mensagens tendo como parâmetro o referencial teórico levantado sobre o assunto.por
dc.description.abstractThe teaching of mathematics has become the subject of constant discussion among students and researchers. Most of the researches and studies on the subject has revealed that the major difficulty is related to what is taught to students in the school and what is needed to confront the difficulties in their daily routine. The parameters for a national mathematics curriculum (BRAZIL, 1997) approach the issue by presenting a new perspective on teaching based on the significant knowledge, suggesting procedures that were done in the early years of elementary school that promote understanding of mathematical concepts and particularly the mental calculus and estimate. In this study, it aims to investigate the procedures adopted by the professor for teaching mental calculus in the early years of elementary school. The study was developed in the early years of elementary school in a public school in Presidente Prudente. The research was developed within a qualitative approach in the ethnographic case study, involving literature, documentary and field researches. Data collection was conducted through interviews with teachers looking for information on how is the teaching and learning of mental calculus, and analysis of official documents, diaries and records written in the student s notebook by the students. The qualitative data were collected in the content analysis proposed by Bardin (2008) which involves the interpretation of the messages having as parameter the theoretical reference on the subject.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mikelli_DISSERTACAO_10_08_2011.pdf: 1426547 bytes, checksum: b10606d3e1c92ec94ba352eb9d78bd91 (MD5) Previous issue date: 2011-06-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1953/Mikelli_DISSERTACAO_10_08_2011.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCálculo mentalpor
dc.subjectensino e aprendizagempor
dc.subjectaprendizagem significativapor
dc.subjectensino da matemáticapor
dc.subjectMental Calculuseng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.subjectMeaningful Learningeng
dc.subjectTeaching of Mathematicseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativapor
dc.title.alternativeCalculus in the initial years of elementary education: doubts and expectationeng
dc.typeDissertaçãopor
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