???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/838
Tipo do documento: Dissertação
Título: A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Indiscipline and the Teaching-Learning Process: A study in elementary school
Autor: Bau, Lilianne Blauth 
Primeiro orientador: Ruiz, Adriano Rodrigues
Primeiro membro da banca: Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
Segundo membro da banca: Menin, Maria Suzana de Stefano
Resumo: Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. Estudar o fenômeno da indisciplina em sala de aula e sua relação com a ação docente, sob o olhar dos professores, foi o objetivo geral desta pesquisa. Desse modo, foram estudados os mecanismos disciplinares presentes na escola, bem como os fatores que interferem no cotidiano escolar e sua relação com a prática docente. Trata-se de uma pesquisa de cunho empírico que buscou indicativos de respostas a questões relacionadas à indisciplina escolar. A coleta de dados deu-se no Colégio Estadual Monteiro Lobato-EFM, localizado no município de Céu Azul, Estado do Paraná. Atividades de observação em sala de aula, pesquisa documental e verificação dos resultados e relatórios do Conselho de Classe, permitiram a discussão acerca do reflexo da desorganização das classes no processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicaram que a falta de disciplina durante a realização do trabalho pedagógico, a falta de responsabilidade com os afazeres escolares, o desinteresse pelo conteúdo ensinado na sala de aula, a dificuldade no andamento pedagógico das aulas proposto pelo professor, bem como a estrutura dos currículos escolares e a postura do docente em sala de aula refletem no desempenho acadêmico dos estudantes, levando-os a não atingir os requisitos mínimos para a sua progressão escolar
Palavras-chave: Indisciplina
Prática pedagógica
Desempenho escolar
Indiscipline
Pedagogical practice
School performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: BAU, Lilianne Blauth. Indiscipline and the Teaching-Learning Process: A study in elementary school. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/838
Data de defesa: 17-Feb-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIANNE_DISSERTACAO_15_08_2011.pdf224,65 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.