| Compartilhamento | 
		    			 
			    		
		    			 
			    		
			    		
			    		 | 
		    	
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/838| Tipo do documento: | Dissertação | 
| Título: | A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental | 
| Título(s) alternativo(s): | Indiscipline and the Teaching-Learning Process: A study in elementary school | 
| Autor: | Bau, Lilianne Blauth ![]()  | 
| Primeiro orientador: | Ruiz, Adriano Rodrigues | 
| Primeiro membro da banca: | Scheide, Tereza de Jesus Ferreira | 
| Segundo membro da banca: | Menin, Maria Suzana de Stefano | 
| Resumo: | Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. Estudar o fenômeno da indisciplina em sala de aula e sua relação com a ação docente, sob o olhar dos professores, foi o objetivo geral desta pesquisa. Desse modo, foram estudados os mecanismos disciplinares presentes na escola, bem como os fatores que interferem no cotidiano escolar e sua relação com a prática docente. Trata-se de uma pesquisa de cunho empírico que buscou indicativos de respostas a questões relacionadas à indisciplina escolar. A coleta de dados deu-se no Colégio Estadual Monteiro Lobato-EFM, localizado no município de Céu Azul, Estado do Paraná. Atividades de observação em sala de aula, pesquisa documental e verificação dos resultados e relatórios do Conselho de Classe, permitiram a discussão acerca do reflexo da desorganização das classes no processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicaram que a falta de disciplina durante a realização do trabalho pedagógico, a falta de responsabilidade com os afazeres escolares, o desinteresse pelo conteúdo ensinado na sala de aula, a dificuldade no andamento pedagógico das aulas proposto pelo professor, bem como a estrutura dos currículos escolares e a postura do docente em sala de aula refletem no desempenho acadêmico dos estudantes, levando-os a não atingir os requisitos mínimos para a sua progressão escolar | 
| Palavras-chave: | Indisciplina Prática pedagógica Desempenho escolar Indiscipline Pedagogical practice School performance  | 
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | BR | 
| Instituição: | Universidade do Oeste Paulista | 
| Sigla da instituição: | UNOESTE | 
| Departamento: | Ciências Humanas | 
| Programa: | Mestrado em Educação | 
| Citação: | BAU, Lilianne Blauth. Indiscipline and the Teaching-Learning Process: A study in elementary school. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. | 
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/838 | 
| Data de defesa: | 17-Fev-2011 | 
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LILIANNE_DISSERTACAO_15_08_2011.pdf | 224,65 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar  | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

				
       	
			    		
		    			
			    		
			    		
			    		
				
				
