Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLara, Pedro José de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1791261512625873por
dc.contributor.advisor1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee2Miotto, Wanda Darin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5631086726872120por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:15Z-
dc.date.available2011-10-13-
dc.date.issued2011-08-11-
dc.identifier.citationLARA, Pedro José de. Education of young and adult students: perspectives and school dropout in the city of Cáceres-MT. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/839-
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada Educação de Jovens e Adultos: Perspectivas e Evasão no município de Cáceres-MT está vinculada à Linha de Pesquisa 1 - Instituição Educacional: Organização e Gestão, da Área de Concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador, do Programa de Mestrado em Educação da UNOESTE de Presidente Prudente-SP. Os sujeitos da nossa pesquisa foram vinte alunos evadidos entre os anos de 2000 a 2009, escolhidos aleatoriamente para participar da entrevista. Todos matriculados na escola municipal Isabel Campos em Cáceres-MT. A escolha dessa escola entre as demais do município, deve-se à localização geográfica estratégica, pois recebe alunos das zonas urbana e rural. A pesquisa teve como objetivo o conhecimento das expectativas dos alunos ao ingressarem na Educação de Jovens e Adultos - EJA e o diagnóstico das causas do elevado índice de evasão escolar nas séries iniciais dessa modalidade de ensino. Os dados obtidos pelas entrevistas obedeceram a um roteiro cujos itens possibilitaram a análise e compreensão das perspectivas de ingresso e os motivos que levaram à evasão escolar. Documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e da escola em questão, que registraram a vida escolar dos estudantes municipais da EJA, também foram dados de análise. Os dados coletados para exame se apoiaram e fundamentaram na análise de conteúdo, conforme indicação de Maria Laura P. B. Franco (2008). A investigação obedeceu à abordagem qualitativa, e características específicas dos estudos de caso. Os resultados obtidos mostraram o gradativo declínio da oferta da EJA no município pesquisado e a necessidade de trabalhar sendo o principal motivo de regresso e de evasão dos estudantes jovens e adultos.por
dc.description.abstractThis survey entitled Education of Young and Adult Students: Perspectives and school dropout in the city of Cáceres-MT is linked to a Line of Research Educational Institution, Organization and Management from the Area of Concentration: Educational and Teacher Education Program of Master in Education of the UNOESTE in Presidente Prudente-SP. The participants of our study were twenty school dropout students from the period of 2000 to 2009, randomly selected to participate in the interviews. All of them belong to the municipal school called Isabel Campos, situated in Cáceres-MT. the choice of this school among the others was due to its strategic geographical location This school receives students from urban and rural areas. The research was aimed at understanding the expectations of students when they start the Education of Young and Adult Students (EJA) and the diagnosis of the causes of the high dropout rate in the first series of this type of education. The data from the interviews followed a script whose items allowed the analysis and the understanding of the prospects for entry and the reasons that led to truancy. Official documents of the Municipal Education and Culture and of the School analyzed recorded the municipal school life of the EJA students were also analyzed. The data collected for analysis were supported and grounded of the content analysis, as indicated by Maria Laura P. B. Franco (2008). The research followed the qualitative approach and specific features of the case studies. The results showed a gradual decline in the offer of EJA in the city studied and the job was considered the main reason for the return and the dropout of young and adult studentseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEDRO_FINAL_02_10_2011.pdf: 883122 bytes, checksum: 721f904ea98bb00b7023c500226d0019 (MD5) Previous issue date: 2011-08-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1907/PEDRO_FINAL_02_10_2011.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectPerspectivas de Ingressopor
dc.subjectEvasão Escolarpor
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectprospects for admissioneng
dc.subjectcauses of school dropouts.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação de Jovens e Adultos: perspectivas e evasão no município de Cáceres-MTpor
dc.title.alternativeEducation of young and adult students: perspectives and school dropout in the city of Cáceres-MTeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO_FINAL_02_10_2011.pdf862,42 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.