Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEsteves, Larissa Sapucaia Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0396556197502499por
dc.contributor.advisor1Sabia, Claudia Pereira Pádua-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6537653618652935por
dc.contributor.referee1Siqueira Júnior, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0399651029326056por
dc.contributor.referee2Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:15Z-
dc.date.available2011-10-26-
dc.date.issued2011-06-22-
dc.identifier.citationESTEVES, Larissa Sapucaia Ferreira. Supervised training: possible contributions to the skill development of nurses. 2011. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/840-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no desenvolvimento das competências do profissional enfermeiro conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. O estudo buscou refletir acerca do desenvolvimento das competências na visão dos alunos e dos docentes envolvidos com o processo de estágio, por meio de ações desenvolvidas no dia a dia de estágio Trata-se de pesquisa quanti qualitativa, caracterizada como estudo de caso. O Estágio Curricular Supervisionado foi implantado no curso de enfermagem no segundo semestre de 2010. Foram sujeitos da pesquisa: alunos do último semestre da graduação e docentes desta primeira turma de ECS. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Os dados obtidos por meio de perguntas fechadas passaram por análise estatística e os obtidos por meio de perguntas abertas foram analisados e interpretados através do método de análise de conteúdos. Concluímos que o desenvolvimento das competências profissionais vai além da realização repetitiva de determinadas ações. Seu desenvolvimento requer um conhecimento aprofundado de concepções, métodos e objetivos que se almeja alcançar.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze the role of the supervised training concerning the skills development of nurses drawn up by the national curricular guidelines. The study aimed to reflect on the development of skills in view of students and professors involved with the training process, through the actions developed in the everyday training. This is a qualitative research, featured as a case study. The supervised training was implemented in the nursing program in the second semester of 2010. The researchers are students of the last semester of graduation and professors of the first group of this supervised training. The data was collected through semi-structured questionnaires. The data collected through open-ended questions consists in statistical analysis and the closed-ended questions were analyzed and interpreted by the method of content analysis. To summarize, the development of skills goes beyond the repetitive actions. Its development requires a thorough knowledge of concepts, methods and objectives which we aim to achieveeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LARISSA_Dissertacao_15_08_2011.pdf: 776066 bytes, checksum: 5f119dd7f54b2c72b4c213f0a47c4aeb (MD5) Previous issue date: 2011-06-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1941/LARISSA_Dissertacao_15_08_2011.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContexto de reformas educacionaispor
dc.subjectSistema de ensino em saúdepor
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopor
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispor
dc.subjectCompetências profissionais do enfermeiropor
dc.subjectContext of Educational Reformeng
dc.subjectHealth Education Systemeng
dc.subjectSupervised National Curricular Guidelineseng
dc.subjectProfessional Skills of Nurseseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstágio curricular supervisionado: possíveis contribuições para o desenvolvimento das competências do profissional enfermeiropor
dc.title.alternativeSupervised training: possible contributions to the skill development of nurseseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA_Dissertacao_15_08_2011.pdf757,88 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.