Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCristovam, Wilson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3506668336301279por
dc.contributor.advisor1Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0782110237768691por
dc.contributor.referee1Bertan, Levino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.contributor.referee2Reis, Cláudio Edward dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0452490121292795por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:15Z-
dc.date.available2011-12-19-
dc.date.issued2011-10-05-
dc.identifier.citationCRISTOVAM, Wilson. The violence culture and the challenge for peace education. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/842-
dc.description.resumoO presente trabalho é uma reflexão sobre a cultura da violência e os desafios da educação para a paz. Tem como objetivo buscar as causas desta cultura, a análise de suas consequências para a sociedade e, propor caminhos e meios a serem utilizados para a promoção da paz. A pesquisa situa-se na Área da Educação; é de abordagem qualitativa, com eixo epistemológico histórico crítico-dialético e entendida como teoria fundamentada. O problema desta pesquisa baseia-se nas seguintes indagações: quais as bases humanas e sociais da cultura da violência? Como a educação pode contribuir para promoção da cultura da paz? O estudo se voltou para a revelação da violência como resultado da situação político-econômica e social, que contou com o seu desenvolvimento desde a colonização do Brasil pelos portugueses. Abordou as consequências, do domínio das oligarquias sobre o Estado, para a sociedade. Constatou que a dinâmica de retraimento da sociedade civil se dá de modo especial no contexto neoliberal, que se caracteriza pela atuação e contenção de investimentos do Estado em relação às políticas públicas sociais. A partir da investigação bibliográfica foi identificada a ocorrência do processo de exclusão social e do uso da força repressora estatal, posta a serviço das elites para evitar o desencadeamento dos movimentos de reinvindicação, iniciados pelos atores sociais. O conjunto das análises realizadas possibilitou considerar o desafio para se formar cidadãos críticos e reflexivos; e o desafio para o ensino, hoje marcado pelo neoliberalismo, considerar o ser humano como beneficiário do desenvolvimento e não simplesmente parte do processo de produção capitalista, quesito para a construção de uma sociedade mais justa. E, por fim, possibilitou apontar alguns caminhos e meios para educação capaz de gerar a cultura da pazpor
dc.description.abstractThis work is a reflection on the violence culture and the challenges of education for peace. Aims to seek the causes of this culture, the analysis of its consequences for society and propose ways and means to be used for the promotion of peace. The search is located in the Area of Education; it s for qualitative approach, with epistemological axis critical history-dialectical and understood as reasoned theory. The problem of this research is based on the following questions: what are the human and social bases of the violence culture? How education can contribute to promoting the culture of peace? The study turned to the revelation of violence as a result of political-economic situation and social attended its development since the colonization of Brazil by the Portuguesemen. Addressed the consequences of the domain of oligarchies over the State, to the society. Found that the dynamics of civil societys withdrawal gives a special way in the neoliberal context, characterised by performance containment and investment of the State in respect of social public policies. From the literature search was identified the occurrence the process of social exclusion and the use of force, put the service State hunger suppressant of the elites to avoid triggering movements of claims initiated by social actors. The set of analyses carried out led to consider the challenge to develop critical and reflective citizens; and the challenge for education, today marked by neoliberalism, consider the human being as beneficiary of development and not simply part of the process of capitalist production, the question for the construction of a fairer society. And, finally, allowed point some ways and means for education capable of generating a culture of peace.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_WILSON_MESTRADO_2005-10-11[1].pdf: 247668 bytes, checksum: a171d7203296957ab22ab9ebcc4b6b29 (MD5) Previous issue date: 2011-10-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1960/DISSERTACAO_WILSON_MESTRADO_2005-10-11%5b1%5d.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectPazpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectPeaceeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA cultura da violência e o desafio da educação para a pazpor
dc.title.alternativeThe violence culture and the challenge for peace educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_WILSON_MESTRADO_2005-10-11[1].pdf241,86 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.