???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/844
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Práticas educativas de relevância no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas |
Título(s) alternativo(s): | Educational practices of relevance in the teaching and learning process in public schools |
Autor: | Neves, Maria Aparecida Sanches Cardoso |
Primeiro orientador: | Gebran, Raimunda Abou |
Primeiro membro da banca: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Raquel Lazzari Leite |
Resumo: | Os dados relativos ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) nos revelavam que os índices escolares de algumas escolas apresentavam consecutivas situações de sucesso de aprendizagem dos alunos, situando-se acima da média regional e estadual, o que nos possibilitou um questionamento acerca das práticas de relevância que teriam contribuído com a possibilidade de acerto. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas docentes favorecedoras de resultados significativos na aprendizagem dos alunos, desenvolvidas em uma escola da região de Jales, que foi bem sucedida na avaliação externa da rede oficial do Estado de São Paulo nos anos de 2007 a 2009. Foram sujeitos da pesquisa os professores e alunos da referida escola. A pesquisa se configurou numa abordagem qualitativa que envolveu o levantamento de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários, observação de aulas e a análise documental da proposta pedagógica e planos de ensino. Neste aspecto, a análise do cotidiano escolar, em especial das práticas educativas docentes que asseguravam a efetivação do currículo escolar e a resolução de problemas de aprendizagem, suscitou a compreensão e o entendimento das ações docentes alternativas realizadas com vistas a resultados significativos. Esperava-se encontrar na ação docente fatores relevantes, responsáveis pela cultura de sucesso, assim como contribuir com a divulgação destes dados. |
Abstract: | Data for the System of Evaluation of Educational Achievement of São Paulo (SARESP) revealed us that school indexes in some schools presented consecutive situations of successful in the students learning, standing themselves above the regional and state average, which allowed us a questioning about the practices of relevance that would have contributed to the possibility of success. So, the search aimed to examine the educational practices of teachers favoring significant results in students learning, developed in a school in the region of Jales, which was successful in the external evaluation of the official network of the State of São Paulo. Search subjects were teachers and students of that school. The search presented itself in a qualitative approach that involved gathering data through semi-structured interviews, questionnaires application, classrooms observation and documentary analysis of the pedagogical proposal and educational plans. In this aspect, the analysis of the school routine, especially educational practices of teachers practices that ensured the effectiveness of the school curriculum and problem-solving learning, has raised the comprehension and understanding of alternative teaching actions performed with a view to significant results. It was hoped to find in teaching activity relevant and responsible factors by the culture of success, as well as contributing to the dissemination of these data. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Avaliação externa Práticas Educativas Ação Docente Teaching and learning External evaluation Educational Practices Teacher Action |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | NEVES, Maria Aparecida Sanches Cardoso. Educational practices of relevance in the teaching and learning process in public schools. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/844 |
Data de defesa: | 7-Dec-2011 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.