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dc.creatorSantos, Regina Rita da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7825210526335139por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee1Bertan, Levino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.contributor.referee2Dib, Marlene Aparecida Barchi-
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:16Z-
dc.date.available2012-03-01-
dc.date.issued2011-08-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Regina Rita da Silva. School management meant for an inclusive school: achievements and challenges. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/846-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo identificar as ações desenvolvidas pela gestão escolar com vistas a construir uma escola inclusiva, em uma escola pública da Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente. A metodologia proposta envolve a abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa são constituídos por profissionais que atuam na escola, assim distribuídos: diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico do ensino fundamental e coordenador pedagógico do ensino do ensino médio. Na coleta de dados, foram utilizadas entrevistas individuais, com roteiros elaborados previamente e análise documental; planos de trabalho das coordenadoras pedagógicas; atas das HTPCs e proposta pedagógica da escola que tratam do cotidiano da escola e de seus atores. Os dados coletados foram organizados e analisados por meio da análise de conteúdo, a qual permitiu uma definição de categorias de análise. Este trabalho revelou que o entendimento sobre o conceito, os princípios que norteiam a proposta de educação inclusiva na unidade escolar ainda não estão bem definidos para os gestores oficiais. Apesar de prevalecer o entendimento de gestão compartilhada, os entrevistados não mostraram a necessidade dessa gestão para a construção de uma escola inclusiva. Contudo, esta pesquisa concluiu que nessa unidade escolar as ações da gestão para a educação inclusiva são pontuais, isoladas e não estão fundamentadas, organizadas ou planejadas nas diretrizes gerais da escola.por
dc.description.abstractThis research was carried out to identify actions developed by school management aiming at organizing an inclusive school, in a public school within Presidente Prudente Education Superintendency. The methodology proposed for it comprises the qualitative approach and the research subjects are professionals working in the school divided into the following categories: principal, assistant principal, grade/junior high school pedagogical coordinator and senior high school pedagogical coordinator. To collect the data, individual interviews were held, with previously organized scripts and documental analysis; work plans developed by the pedagogical coordinators; team pedagogical meetings (HTPC) minutes and pedagogical proposal of the school at issue dealing with its daily life and the people involved in it. The collected data were organized and analyzed by means of content analysis, which allowed a definition of the analysis categories. This research showed that the understanding of the concept, the principles which guide the proposal for inclusive education in the school at issue have not been well defined yet by the official managers. In spite of prevailing an understanding of the shared management, the interviewed people did not show the need of that management in the construction of an inclusive school. However, this research suggested that in that school actions for achieving an inclusive education are precise, isolated, and are not, organized, planned or based on the general guidelines of the school.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 663559 bytes, checksum: c8406f8d1c77e05f381efbe5df094b85 (MD5) Previous issue date: 2011-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1963/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão Escolarpor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectSchool Managementeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGestão escolar para uma escola inclusiva: conquistas e desafiospor
dc.title.alternativeSchool management meant for an inclusive school: achievements and challengeseng
dc.typeDissertaçãopor
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