Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/848
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores |
Título(s) alternativo(s): | The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education |
Autor: | Salesi, Luciana |
Primeiro orientador: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Rinaldi, Renata Portela |
Segundo membro da banca: | Altoé, Anair |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa foi investigar os reflexos causados pela inserção das TIC no cotidiano escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, que tiveram em sua grade as disciplinas de Tecnologias e Educação I e Tecnologias e Educação II (TEC I e II). Participaram da pesquisa nove alunos concluintes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que acontece no período noturno, com três anos de duração. Os alunos pesquisados estavam terminando a disciplina de TEC II e já haviam cursado a disciplina de TEC I. O uso das TIC, aqui, em especial o computador e a internet, sempre se mostra como um desafio no contexto educacional, assim ao ministrar essas disciplinas, desde a implantação das mesmas no curso de Pedagogia, várias questões surgiram e, dentre elas a que mais me intrigava era saber quais influencias as aprendizagens, conduzidas pelas disciplinas acima citadas poderiam trazer para o processo de formação de tais professores e consequentemente para a sua futura prática pedagógica. Para dar andamento a pesquisa, recorri à metodologia qualitativa, com dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com os alunos pesquisados individualmente, levando em consideração o significado atribuído pelos alunos às TIC tanto para a sua formação de pedagogo, quanto para a sua vida. A análise dos dados mostra que embora tenham dito que ao se matricular traziam consigo uma visão conservadora relacionada à função do professor, onde as TIC e processo de formação/atuação de professores não estariam relacionados, evidenciam mudança nessa visão, mostram entender o uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem necessários para uma formação contemporânea, que ultrapassa as fronteiras do curso de Licenciatura em Pedagogia, para sua atuação como professor e para a vida em sociedade. |
Palavras-chave: | Formação de Professores Tecnologias da Informação e Comunicação Ação Docente. Teacher Education. Information Technology and Communication |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | SALESI, Luciana. The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/848 |
Data de defesa: | 25-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf | 378,14 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.