Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalesi, Luciana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3318765148405359por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Rinaldi, Renata Portela-
dc.contributor.referee2Altoé, Anair-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3089523318618883por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:16Z-
dc.date.available2012-03-12-
dc.date.issued2011-08-25-
dc.identifier.citationSALESI, Luciana. The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/848-
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa foi investigar os reflexos causados pela inserção das TIC no cotidiano escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, que tiveram em sua grade as disciplinas de Tecnologias e Educação I e Tecnologias e Educação II (TEC I e II). Participaram da pesquisa nove alunos concluintes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que acontece no período noturno, com três anos de duração. Os alunos pesquisados estavam terminando a disciplina de TEC II e já haviam cursado a disciplina de TEC I. O uso das TIC, aqui, em especial o computador e a internet, sempre se mostra como um desafio no contexto educacional, assim ao ministrar essas disciplinas, desde a implantação das mesmas no curso de Pedagogia, várias questões surgiram e, dentre elas a que mais me intrigava era saber quais influencias as aprendizagens, conduzidas pelas disciplinas acima citadas poderiam trazer para o processo de formação de tais professores e consequentemente para a sua futura prática pedagógica. Para dar andamento a pesquisa, recorri à metodologia qualitativa, com dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com os alunos pesquisados individualmente, levando em consideração o significado atribuído pelos alunos às TIC tanto para a sua formação de pedagogo, quanto para a sua vida. A análise dos dados mostra que embora tenham dito que ao se matricular traziam consigo uma visão conservadora relacionada à função do professor, onde as TIC e processo de formação/atuação de professores não estariam relacionados, evidenciam mudança nessa visão, mostram entender o uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem necessários para uma formação contemporânea, que ultrapassa as fronteiras do curso de Licenciatura em Pedagogia, para sua atuação como professor e para a vida em sociedade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf: 387218 bytes, checksum: 171f23b01fde2955ba262ad8a32f9324 (MD5) Previous issue date: 2011-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1948/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectAção Docente.por
dc.subjectTeacher Education. Information Technology and Communicationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleA Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professorespor
dc.title.alternativeThe Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf378,14 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.