???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/849
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação a Distância: Análise do Contexto da Plataforma de Ensino dos Centros Vocacionais Tecnológicos do Estado de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Educating the distance: Aspects of context of the platform learning Technological Vocational Centers of the State of Minas Gerais
Autor: Mamede, Kellen Cristine Almeida 
Primeiro orientador: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Primeiro membro da banca: Schmidt, Ivone Tambelli
Segundo membro da banca: Araújo, Doracina de Castro
Resumo: A presente dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, vinculado à linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente , na área de concentração Instituição Educacional e Formação do Educador , e teve como objetivo identificar e analisar os aspectos metodológicos dos cursos a distância acessíveis do ambiente virtual de ensino dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) do Estado de Minas Gerais. A discussão e a análise desta pesquisa se amparam na revisão da literatura, filosofia, abordagens pedagógicas, metodológicas e padrões de planejamento de Educação a Distância (EAD). Os aspectos analisados são delineados a partir de categorias efetivadas em função das características dessa modalidade de ensino, considerando-se o ambiente virtual de aprendizagem, os procedimentos adotados para essa prática e as exigências do aluno usuário , ou seja, as demandas do mercado de trabalho. Assuntos relacionados e/ou paralelos, tais como educação continuada e formação profissional são originados e enfatizados em função dos paradigmas abordados. A fundamentação teórica se dá por meio da análise da proposta de ensino-aprendizagem dos cursos a distância, por meio de categorias traçadas que permitem ao pesquisador identificar se está diante de um projeto de EAD ou de uma cartilha digitalizada. Optou-se por fazer uma retrospectiva da iniciativa voltada à inclusão digital no Estado de Minas Gerais, a qual deu origem ao programa de Inclusão Digital e, consequentemente, ao projeto Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), assim como a implantação do projeto dos CVT, sua estrutura física e operacional. Para retratar a plataforma de ensino desses espaços, aspectos como o histórico dos cursos de EAD, a plataforma, e os procedimentos pedagógicos, didáticos e avaliativos de ensino-aprendizagem foram levantados. Utilizou-se a pesquisa exploratória, de caráter quanti-qualitativo, baseada em informações e observação de participantes do ambiente de ensino-aprendizagem em EAD dos CVT. Por meio desta pesquisa foi possível identificar os aspectos almejados e atingidos do projeto RFPOM, bem como o público-alvo e a abrangência geográfica. O embasamento teórico e o perfil da proposta de caráter instrucionista reafirmaram a concepção e as características do EAD e a metodologia utilizada.
Abstract: This essay is part of a program from the Oeste Paulista University called Pro Graduation Strictu Sensu in Master s degree together the research Pedagogic Practice and formation of the teaching staff in the area: Institutional Education and Teacher s formation . The point is to identify and examine the methodology of online distance learning course of the vocational Technologic Center from the state of Minas Gerais (Brazil). This research s analysis is based on literature, philosophy, pedagogic and methodology approaches, and distance learning (EAD) Standards. The analysis is made from categories of this teaching features, considering online learning environment, the adopted procedures to this practice and the student s clients- requirement, it means, what the job market demands. Related subjects, as continued learning (adult course) and professional graduation are emphasized because of the approached paradigms. The theory basis is an analysis of the teaching- learning proposal of these distance learning courses, by specific categories that allows the researcher realize if he/ she is dealing with the EAD project or a virtual book. It was decided to make a retrospective about virtual Increase in the state of Minas Gerais, which originated this project and consequently the project Web of Professional Formation leaded by job market (Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercardo- RFPOM) and also the CVT project, its working structure and layout.To portray these teaching methods, thing like history, pedagogic procedures and teaching- learning avaliation were analised. It was used exploratory research in both quality and quantity, based on information and by watching students who use the EAD Methods from the CVT S. This research made possible to identify what was wished and done by RFPOM project, otherwise the related public and geographic reach. Theoric basis and the proposal s profile, reaffirmed the conception and features of the EAD and its method.
Palavras-chave: Centros Vocacionais Tecnológicos
Educação a distância
Plataforma de Ensino
Vocational Technologic Centre
Distance learning courses
E-learning platform
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MAMEDE, Kellen Cristine Almeida. Educating the distance: Aspects of context of the platform learning Technological Vocational Centers of the State of Minas Gerais. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/849
Data de defesa: 6-Apr-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_KELLEN_Final_PUBLICAR.pdf4,54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.