Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMamede, Kellen Cristine Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6631633641961315por
dc.contributor.advisor1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee2Araújo, Doracina de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083791584012105por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:16Z-
dc.date.available2012-03-23-
dc.date.issued2011-04-06-
dc.identifier.citationMAMEDE, Kellen Cristine Almeida. Educating the distance: Aspects of context of the platform learning Technological Vocational Centers of the State of Minas Gerais. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/849-
dc.description.resumoA presente dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, vinculado à linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente , na área de concentração Instituição Educacional e Formação do Educador , e teve como objetivo identificar e analisar os aspectos metodológicos dos cursos a distância acessíveis do ambiente virtual de ensino dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) do Estado de Minas Gerais. A discussão e a análise desta pesquisa se amparam na revisão da literatura, filosofia, abordagens pedagógicas, metodológicas e padrões de planejamento de Educação a Distância (EAD). Os aspectos analisados são delineados a partir de categorias efetivadas em função das características dessa modalidade de ensino, considerando-se o ambiente virtual de aprendizagem, os procedimentos adotados para essa prática e as exigências do aluno usuário , ou seja, as demandas do mercado de trabalho. Assuntos relacionados e/ou paralelos, tais como educação continuada e formação profissional são originados e enfatizados em função dos paradigmas abordados. A fundamentação teórica se dá por meio da análise da proposta de ensino-aprendizagem dos cursos a distância, por meio de categorias traçadas que permitem ao pesquisador identificar se está diante de um projeto de EAD ou de uma cartilha digitalizada. Optou-se por fazer uma retrospectiva da iniciativa voltada à inclusão digital no Estado de Minas Gerais, a qual deu origem ao programa de Inclusão Digital e, consequentemente, ao projeto Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), assim como a implantação do projeto dos CVT, sua estrutura física e operacional. Para retratar a plataforma de ensino desses espaços, aspectos como o histórico dos cursos de EAD, a plataforma, e os procedimentos pedagógicos, didáticos e avaliativos de ensino-aprendizagem foram levantados. Utilizou-se a pesquisa exploratória, de caráter quanti-qualitativo, baseada em informações e observação de participantes do ambiente de ensino-aprendizagem em EAD dos CVT. Por meio desta pesquisa foi possível identificar os aspectos almejados e atingidos do projeto RFPOM, bem como o público-alvo e a abrangência geográfica. O embasamento teórico e o perfil da proposta de caráter instrucionista reafirmaram a concepção e as características do EAD e a metodologia utilizada.por
dc.description.abstractThis essay is part of a program from the Oeste Paulista University called Pro Graduation Strictu Sensu in Master s degree together the research Pedagogic Practice and formation of the teaching staff in the area: Institutional Education and Teacher s formation . The point is to identify and examine the methodology of online distance learning course of the vocational Technologic Center from the state of Minas Gerais (Brazil). This research s analysis is based on literature, philosophy, pedagogic and methodology approaches, and distance learning (EAD) Standards. The analysis is made from categories of this teaching features, considering online learning environment, the adopted procedures to this practice and the student s clients- requirement, it means, what the job market demands. Related subjects, as continued learning (adult course) and professional graduation are emphasized because of the approached paradigms. The theory basis is an analysis of the teaching- learning proposal of these distance learning courses, by specific categories that allows the researcher realize if he/ she is dealing with the EAD project or a virtual book. It was decided to make a retrospective about virtual Increase in the state of Minas Gerais, which originated this project and consequently the project Web of Professional Formation leaded by job market (Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercardo- RFPOM) and also the CVT project, its working structure and layout.To portray these teaching methods, thing like history, pedagogic procedures and teaching- learning avaliation were analised. It was used exploratory research in both quality and quantity, based on information and by watching students who use the EAD Methods from the CVT S. This research made possible to identify what was wished and done by RFPOM project, otherwise the related public and geographic reach. Theoric basis and the proposal s profile, reaffirmed the conception and features of the EAD and its method.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_KELLEN_Final_PUBLICAR.pdf: 4653313 bytes, checksum: 1262e71851a574b0c937693c770aceb0 (MD5) Previous issue date: 2011-04-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1961/Dissertacao_KELLEN_Final_PUBLICAR.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCentros Vocacionais Tecnológicospor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectPlataforma de Ensinopor
dc.subjectVocational Technologic Centreeng
dc.subjectDistance learning courseseng
dc.subjectE-learning platformeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação a Distância: Análise do Contexto da Plataforma de Ensino dos Centros Vocacionais Tecnológicos do Estado de Minas Geraispor
dc.title.alternativeEducating the distance: Aspects of context of the platform learning Technological Vocational Centers of the State of Minas Geraiseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_KELLEN_Final_PUBLICAR.pdf4,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.