???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/850
Tipo do documento: Dissertação
Título: A importância da percepção do aluno adolescente na reflexão da prática docente
Título(s) alternativo(s): The importance of the adolescent student perception in the reflection of the teacher practical
Autor: Salem, Maura Lucia Azevedo 
Primeiro orientador: Moretti, Lucia Helena Tiosso
Primeiro membro da banca: Waideman, Marlene Castro
Segundo membro da banca: Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
Resumo: Como profissional da área da educação atuamos no ensino de 5ª a 8ª série, no qual desenvolvemos um trabalho com alunos, pais e professores acompanhando o processo ensino-aprendizagem, justificando assim o interesse nesta pesquisa que tem por objetivo estudar, na fase da adolescência, a percepção que o aluno adolescente tem de si e do adolescente em geral, como também a percepção do professor junto a estes alunos e à sua formação para atuação junto aos mesmos. A metodologia empregada foi a pesquisa de campo. A amostra foi composta por 22 professores e 40 alunos de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental Regular e 15 alunos de 2ª a 4ª etapa EJA - Educação de Jovens e Adultos (6ª a 8ª série Supletivo do Ensino Fundamental), situadas numa faixa etária de 10 a 21 anos. A pesquisa foi realizada em um Colégio Estadual do Noroeste do Paraná. Para a coleta e análise dos dados, foi utilizado um questionário contendo questões abertas, aplicado aos docentes com objetivo de coletar informações gerais sobre sua formação, bem como suas atividades didáticas junto aos acadêmicos supracitados e um questionário aplicado aos alunos, visando obter maiores informações sobre a percepção destes a respeito de si mesmo e da adolescência, de uma forma geral. O estudo apontou que cerca de 68,18% dos professores responderam que não tiveram em sua formação acadêmica, embasamento para sua atuação junto ao aluno adolescente. Quando questionados sobre como percebem o aluno adolescente, 68,2% nos mostram um aluno adolescente que está perdido, desinteressado, descompromissado, sem limite, indisciplinado. Entre os alunos observamos que a maioria denota conotações negativas ao adolescente de rebeldia, irresponsabilidade e outras representando um total de 78% e quando indagados quanto à percepção de si mesmo, apresentam conotações positivas como legal, responsável dentre outras, num total de 62% dos alunos que apresentam uma imagem positiva de si. Questionados de como os professores os vêem como o adolescente hoje, a maioria dos alunos enfatiza características de rebeldia, indisciplina, desinteresse, desmotivação e falta de responsabilidades. Poucos foram os jovens que responderam positivamente a questão, principalmente em relação a serem comportados. Isto quer dizer que existe uma certa compatibilidade entre a percepção que o professor tem do seu aluno adolescente e a visão que o aluno tem da adolescência em geral. Porém, a percepção que o jovem tem do adolescente em geral diverge da percepção de si, da adolescência em geral e como adolescente. Podemos concluir que esta incompatibilidade entre as percepções do professor e do aluno adolescente nos leva a refletir sobre uma conduta que poderá perpetuar-se e tornar-se difícil de mudar. Portanto, faz-se necessário e importante um trabalho de conscientização junto a esses adolescentes. Também propor um projeto de formação para os professores.
Abstract: As a professional of the education area of the we act with education of 5th to 8th series, in which we develop a work with students, parents and teachers following the process teach-learning, what justifies the interest in this research that has as an objective to study, in the adolescence phase, the perception that the adolescent student has of himself/herself and of the other adolescent, also the perception of these students teacher and teacher s education to work with these students. The used methodology was the field research. The sample was composed for 22 teachers and 40 students of 5th to 8th series of the Elementary School and 15 students of 2nd to 4th stage in EJA - Adult Young Education (6th to 8th Supplementary series of Elementary School), situated in a age group of 10 the 21 years old. The research was carried out in a northwestern State College of Paraná State. For the collection and analysis of the data, a questionnaire was used and it had opened questions, applied to the teachers with the objective of collecting general information about their education, and also their didactic activities to these students and a questionnaire was applied to the students, to get information about their own perception and about the adolescence, in a general rule. This study pointed out that around 68,18% of the teachers answered that they did not have a basis to work with the adolescent student in their academic education. When they were questioned about their perception of the adolescent student, 68.2% showed to be lost adolescent, with no interest, no duty, no discipline and without limits. Among the pupils we observed that the majority have negative ideas about adolescent rebel, lack of responsibility and others representing a total of 78% and when they were inquired about their own perception, they have positive ideas as nice, responsible among others, in a total of 62% of the students who show a positive image of themselves. Questioned about how the teachers see the adolescents today, the majority of the students emphasizes characteristics as being rebel, no discipline, lack of interest, lack of motivating and lack of responsibilities. Few of them answered the question positively, mainly in relation to be polite. It means that there are a certain compatibility between the teacher s perception about adolescent students and the student s vision about the adolescence. However, the perception that the students have about the adolescents is different of the perception of themselves, and of the adolescence. We can conclude that this lack of compatibility between the perceptions of the teacher and of the adolescent student takes to a reflection about a behavior that can be perpetual and being difficult to be changed. Therefore, it is necessary and important a work of awareness to these adolescents. Also a project the teachers formation.
Palavras-chave: Prática de ensino
Professores - Formação
Adolescência
Percepção de si mesmo
Educação
Aprendizagem
Practice teaching
Teacher education
Adolescence
Perception
Education
Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SALEM, Maura Lucia Azevedo. The importance of the adolescent student perception in the reflection of the teacher practical. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/850
Data de defesa: 1-Dec-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_EDUCACAO_Maura_Texto_mar07_NOVO.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.