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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Vera Lúcia Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135991729297127por
dc.contributor.advisor1Bertan, Levino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.contributor.referee1Santos Filho, José Camilo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044767483762064por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Arilda Inês Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145582434192657por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:16Z-
dc.date.available2012-03-23-
dc.date.issued2011-10-26-
dc.identifier.citationARAÚJO, Vera Lúcia Soares de. Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos ressurgidos , a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das ONGs (organizações não governamentais) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identificamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oficialidade a etnia. A inclusão social, a participação e a emancipação foram conceitos que mobilizaram o grupo que buscou ocupar um lugar simbólico que lhe fora negado. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos significativos na cidadania, esta entendida como um processo em construção e não finalizado. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizou duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.por
dc.description.abstractThe research entitled: Education, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranã had as its objective comprehend the political education process, initiated by the Aranã indians at the northern of Minas Gerais estate. The project observed the historical context of the risens , the history of resistance of the Indian and Caboclo family, and the participative management of the NGOs Non-governmental Organizations that mediated the procedures of reorganization of ethnicity. It was identified on the educational process, the learning of political knowledge that conducted to the official ethnicity. The social inclusion, the participation and the emancipation were concepts that mobilized the group that looked for occupy a symbolic place in the current context. The cultural identity learning, its recognition, provided significant gains in citizenship. Citizenship understood as a process in construction and unfinished. The research was developed on the qualitative approach, using as a procedure the case study. It was used two sources to answer the proposed objective: one documental written and another oral done by interviews partially structured. The interview was done with thirteen people, among them ten members from the ethnicity, and three managers of educational organizations of the Aranã indians, at the completion of a Scientific Initiation Project, of the Pontifical Catholic University from Minas Gerais.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mestrado_Vera_09_11_2011.pdf: 1535322 bytes, checksum: e485355f4a0b91ecf4630a7fde3fb65c (MD5) Previous issue date: 2011-10-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1935/Mestrado_Vera_09_11_2011.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação políticapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectIdentidade étnica e cidadaniapor
dc.subjectpolitical educationeng
dc.subjectmanagementeng
dc.subjectethnic identity and citizenshipeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã.por
dc.title.alternativeEducation, Identity and citizenship: a reading of the political action of the people "risen" Aranãeng
dc.typeDissertaçãopor
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