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dc.creatorSilva, Cleusa Mochiuti-
dc.contributor.advisor1Santos Filho, José Camilo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044767483762064por
dc.contributor.referee1Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0782110237768691por
dc.contributor.referee2Altoé, Anair-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3089523318618883por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:17Z-
dc.date.available2012-04-12-
dc.date.issued2007-04-10-
dc.identifier.citationSILVA, Cleusa Mochiuti. Cooperative school: a solution for school management. 2007. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/853-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado constitui-se num estudo e reconstituição da trajetória da implantação do Projeto da Escola Cooperativa de Maringá, e sua breve implantação e existência. Teve como objetivo destacar a importância da gestão democrática nas escolas públicas e a autonomia nas escolas como forma de direção escolar. Um dos pressupostos dessa iniciativa é que existe uma ineficiência inerente ao Estado, decorrente da acomodação dos trabalhadores do setor público, não comprometidos com resultados e com a produtividade; um segundo pressuposto é de que o engajamento dos trabalhadores se dará se estes se sentirem responsáveis e responsabilizados pelos resultados; para isso a gestão, a autonomia e a descentralização do poder das escolas públicas se fazem necessários. Os resultados apresentados demonstram que a implantação das Escolas Cooperativas de Maringá, mesmo ocorrendo num espaço de tempo muito pequeno, somente um ano, provou que foi uma experiência fantástica, pois o custo per capita era menor di que o custo de uma rede pública normal. Comprovou-se que a relação custo/benefício foi altamente positiva. Beneficia-se o Poder Público, que pode acompanhar de perto, participativamente a aplicação desses recursos. Beneficiam-se os alunos, que, com os pais, podem adquirir melhor consciência de seus direitos e deveres de cidadãos e ainda usufruir de um ambiente mais favorável à aprendizagem, com docentes empenhados em seu sucesso. Beneficiam-se, finalmente, os professores, sócios da empresa, que, ao re¬duzirem custos operacionais, aumentam ganhos reais e trabalham com mais produti¬vidade. Ao final, coloca-se em evidência um modelo conceitual prospectivo que sinaliza para a inter-relação entre as instâncias organizativas cooperativas, o poder público e a comunidade. O desenvolvimento do trabalho demonstra que, apesar da complexidade da problemática que envolve sua gestão, a Escola Cooperativa é um espaço de construção de novas relações intergrupais e interpessoais profícuas, que podem ser estendidas àquelas que tem coragem e vontade políticapor
dc.description.abstractThis dissertation is a study and reconstitution of Maringá s Cooperative School Project, and its brief implementation and existence. Our aim is to highlight the importance of the democratic management in public schools and the schools autonomy as a form of school administration. One of the assumptions of this initiative is that there is an inherent Government inefficiency, due to workers accommodation in the public sector, who are not committed to results and the productivity; a second assumption is that the engagement of workers will come to happen if they feel responsible and accountable for results; to do so, it is necessary the management, autonomy and power decentralization of the public schools. The results show that the implementation of Maringa s Schools Cooperatives, though in a very period of time (only one year), proved that it was a fantastic experience since the per capita cost was lower than the cost of a regular public school. The cost/ benefit was highly positive. The government profits since it can monitor, closely and actively, the application of its financial resources. The students will also benefit since they, together with their parents, can become more aware of their rights and duties as citizens and also enjoy an environment more conducive to learning, with teachers committed to their success. Finally, the teachers themselves, as partners of the company, will profit, since once they reduce their operational costs, they will increase their real earnings and will produce more. At the end, we have a prospective conceptual model that signals to the inter-relationship between the organizational cooperatives, government and the community. Our work shows that, despite the complexity of the problem involving its management, the Cooperative School is a space for the construction of fruitful, new inter-group and interpersonal relationships, which can be extended to those who have courage and political willeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLEUSA_DISSERTACAO_14_03[1].pdf: 2792074 bytes, checksum: 2498f29aa7f6770fbec34b63a3a2e154 (MD5) Previous issue date: 2007-04-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1966/CLEUSA_DISSERTACAO_14_03%5b1%5d.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectAutonomia escolarpor
dc.subjectEscola descentralizaçãopor
dc.subjectTerceirizaçãopor
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectAutonomy, schooleng
dc.subjectSchool decentralizationeng
dc.subjectOutsourcingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEscola Cooperativa: uma experiência em ensino público com Gestão Privadapor
dc.title.alternativeCooperative school: a solution for school managementeng
dc.typeDissertaçãopor
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