Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorColucci, Cleusa Maria Bordini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2635755707599701por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee2Schlünzen Junior, Klaus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1845236241293068por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:17Z-
dc.date.available2007-01-31-
dc.date.issued2006-10-31-
dc.identifier.citationCOLUCCI, Cleusa Maria Bordini. Continued education: a study of in case about their contributions for the organization and their collaborators. 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/858-
dc.description.resumoA educação continuada e a capacidade de aprendizagem se tornam características vitais para as pessoas e para as organizações, face ao contexto cada vez mais dinâmico. O aprender sobre como aprender é necessário a fim de que se garanta a sustentabilidade do desenvolvimento das organizações e que as pessoas possam promover sua empregabilidade. O objetivo da presente pesquisa foi identificar como se processa e os benefícios que traz a educação continuada, para uma organização empresarial e para seus colaboradores. A base teórica que deu suporte a esta dissertação abordou a relação triádica trabalho, educação e capital humano . Este estudo analisa um programa de educação continuada e as mudanças que se processam na organização e nos colaboradores, decorrentes do aprendizado. De modo a realizar a investigação, adotou-se o método qualitativo, desenvolvido em um estudo de caso, no qual a organização pesquisada foi a Companhia de Bebidas Ipiranga, situada em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada, observação direta e análise de documentos. Os resultados encontrados evidenciam a explícita política da organização com respeito à educação, vinculando os resultados de negócio. O estudo desperta a necessidade de se reconhecer de forma clara a educação continuada como um importante fator facilitador da aprendizagem contínua, além de contribuir para uma efetiva promoção da condição humana, que torna a organização mais competitiva no mercado em que atua.por
dc.description.abstractThe continued education and the learning capacity turn into vital features for people and organizations due to a more and more dynamic context. Learning about how to learn is necessary to guarantee sustainable development of organizations, and to promote people s employment. The objective of the present research was to identify how is the process of the continued education and what are the benefits that the continued education brings to an enterprise and its co-workers. The theoretical base that supported this essay dealt with the triad relationship labour, education and human capital. This study analyses a continued education program and the changes that happen in organizations and their co-workers resulting from learning. In order to carry out the investigation, the qualitative method was adopted and developed in a case study. The organization under study was Companhia de Bebidas Ipiranga located in Ribeirão Preto, São Paulo State. The data were collected by means of structured interview, direct observation and document analysis. The findings show clearly the organization s explicit policy with the education, linking the business results with the continuous learning. This study originates the necessity to recognise the continued education clearly as an important factor of facilitation to the continuous learning. Besides contributing to an effective promotion of the human condition, the continued education brings the organization to a more competitive position in the market .eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_EDUCACAO_CLEUSA.pdf: 1375571 bytes, checksum: 55d89463a34ffd52f32e14aea9c315e6 (MD5) Previous issue date: 2006-10-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1964/DISSERTACAO_EDUCACAO_CLEUSA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCapital humanopor
dc.subjectConcorrênciapor
dc.subjectPermanent educationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectHuman capitaleng
dc.subjectSocial Scienceseng
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleEducação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradorespor
dc.title.alternativeContinued education: a study of in case about their contributions for the organization and their collaboratorseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_EDUCACAO_CLEUSA.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.