Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/858
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores |
Título(s) alternativo(s): | Continued education: a study of in case about their contributions for the organization and their collaborators |
Autor: | Colucci, Cleusa Maria Bordini |
Primeiro orientador: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Schmidt, Ivone Tambelli |
Segundo membro da banca: | Schlünzen Junior, Klaus |
Resumo: | A educação continuada e a capacidade de aprendizagem se tornam características vitais para as pessoas e para as organizações, face ao contexto cada vez mais dinâmico. O aprender sobre como aprender é necessário a fim de que se garanta a sustentabilidade do desenvolvimento das organizações e que as pessoas possam promover sua empregabilidade. O objetivo da presente pesquisa foi identificar como se processa e os benefícios que traz a educação continuada, para uma organização empresarial e para seus colaboradores. A base teórica que deu suporte a esta dissertação abordou a relação triádica trabalho, educação e capital humano . Este estudo analisa um programa de educação continuada e as mudanças que se processam na organização e nos colaboradores, decorrentes do aprendizado. De modo a realizar a investigação, adotou-se o método qualitativo, desenvolvido em um estudo de caso, no qual a organização pesquisada foi a Companhia de Bebidas Ipiranga, situada em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada, observação direta e análise de documentos. Os resultados encontrados evidenciam a explícita política da organização com respeito à educação, vinculando os resultados de negócio. O estudo desperta a necessidade de se reconhecer de forma clara a educação continuada como um importante fator facilitador da aprendizagem contínua, além de contribuir para uma efetiva promoção da condição humana, que torna a organização mais competitiva no mercado em que atua. |
Abstract: | The continued education and the learning capacity turn into vital features for people and organizations due to a more and more dynamic context. Learning about how to learn is necessary to guarantee sustainable development of organizations, and to promote people s employment. The objective of the present research was to identify how is the process of the continued education and what are the benefits that the continued education brings to an enterprise and its co-workers. The theoretical base that supported this essay dealt with the triad relationship labour, education and human capital. This study analyses a continued education program and the changes that happen in organizations and their co-workers resulting from learning. In order to carry out the investigation, the qualitative method was adopted and developed in a case study. The organization under study was Companhia de Bebidas Ipiranga located in Ribeirão Preto, São Paulo State. The data were collected by means of structured interview, direct observation and document analysis. The findings show clearly the organization s explicit policy with the education, linking the business results with the continuous learning. This study originates the necessity to recognise the continued education clearly as an important factor of facilitation to the continuous learning. Besides contributing to an effective promotion of the human condition, the continued education brings the organization to a more competitive position in the market . |
Palavras-chave: | Educação permanente Aprendizagem Capital humano Concorrência Permanent education Learning Human capital Social Sciences |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | COLUCCI, Cleusa Maria Bordini. Continued education: a study of in case about their contributions for the organization and their collaborators. 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/858 |
Data de defesa: | 31-Out-2006 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_EDUCACAO_CLEUSA.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.