Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Margareth Mellão Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989392901852149por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.advisor-co1Annibal, Sérgio Fabiano-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747306063454703por
dc.contributor.referee1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee2Noma, Amélia Kimiko-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9093446686418938por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:17Z-
dc.date.available2012-12-19-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Margareth Mellão Garcia. Pedagogical coordinating teachers: difficulties and possibilities in their everyday life. 2012. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/863-
dc.description.resumoO presente estudo teve a finalidade de refletir sobre as ações cotidianas do Professor Coordenador (PC) em seu contexto escolar. O objetivo central do trabalho foi analisar quais as dificuldades e quais as possibilidades do PC no seu cotidiano, investigando suas condições de trabalho, considerando sua importância enquanto gestor do currículo no contexto de duas escolas estaduais do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa, cujo procedimento de coleta e análise documental constituiu-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As informações foram colhidas junto a quatro professores coordenadores que atuam em escolas da rede estadual de ensino (ensino fundamental e médio). Para a coleta de dados, foram adotados dois procedimentos: um questionário com questões fechadas e uma entrevista com questões abertas. Observou-se que os PCs apresentaram aspectos que podem interferir na condução do trabalho pedagógico, de caráter tanto positivo ligados à sua função, revelando possibilidades de satisfação e realização de trabalho engrandecedor na gestão de seu cotidiano; quanto negativo, tais como: desvios de função, burocratização, regulações sociais, indisciplina. Acredita-se que esta função esteja marcada por mudanças ocorridas nas reformas educacionais dos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, as quais interferem, até hoje, em sua significação.por
dc.description.abstractThis study was carried out to ponder on the Coordinating Teachers everyday actions within their school contexts. The main aim of our work was to analyze which are the difficulties and possibilities faced by them in their everyday life, investigating work conditions, taking into account their importance as managers of the curriculum within the context of two state public schools in São Paulo State. The methodology used here focused on the qualitative approach, whose procedures of data collection and analysis were biographical research and case study. The information was collected with four coordinating teachers who work in state public schools (at grade, junior and senior high school levels). To collect the data, one used two procedures: a questionnaire with closed questions and an interview with open questions. One managed to find out that such PCs presented features which may interfere in the conduction of the pedagogical work, taking on both a positive character in their function, admitting possibilities for work satisfaction and accomplishment in the management of their everyday work and a negative one, such as deviations from their function, bureaucratization, social rules, indiscipline. One believes that such a function is marked by changes occurred in educational reforms carried out in the 1970s, 1980s, 1990s, and 2000s, which, up to the present day, interfere in its significance.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARGARET_DISSERTACAO_28_09_2012.pdf: 996138 bytes, checksum: 696ee751d102788829f668208ec82282 (MD5) Previous issue date: 2012-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1461/MARGARET_DISSERTACAO_28_09_2012.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessor Coordenadorpor
dc.subjectFormação. História da Educaçãopor
dc.subjectGestão do currículopor
dc.subjectCoordinating teachereng
dc.subjectBackground developmenteng
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectCurriculum managementeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProfessor coordenador pedagógico: dificuldades e possibilidades no seu cotidianopor
dc.title.alternativePedagogical coordinating teachers: difficulties and possibilities in their everyday lifeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARGARET_DISSERTACAO_28_09_2012.pdf972,79 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.