Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/863
Tipo do documento: Dissertação
Título: Professor coordenador pedagógico: dificuldades e possibilidades no seu cotidiano
Título(s) alternativo(s): Pedagogical coordinating teachers: difficulties and possibilities in their everyday life
Autor: Ribeiro, Margareth Mellão Garcia 
Primeiro orientador: Schmidt, Ivone Tambelli
Primeiro coorientador: Annibal, Sérgio Fabiano
Primeiro membro da banca: Gebran, Raimunda Abou
Segundo membro da banca: Noma, Amélia Kimiko
Resumo: O presente estudo teve a finalidade de refletir sobre as ações cotidianas do Professor Coordenador (PC) em seu contexto escolar. O objetivo central do trabalho foi analisar quais as dificuldades e quais as possibilidades do PC no seu cotidiano, investigando suas condições de trabalho, considerando sua importância enquanto gestor do currículo no contexto de duas escolas estaduais do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa, cujo procedimento de coleta e análise documental constituiu-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As informações foram colhidas junto a quatro professores coordenadores que atuam em escolas da rede estadual de ensino (ensino fundamental e médio). Para a coleta de dados, foram adotados dois procedimentos: um questionário com questões fechadas e uma entrevista com questões abertas. Observou-se que os PCs apresentaram aspectos que podem interferir na condução do trabalho pedagógico, de caráter tanto positivo ligados à sua função, revelando possibilidades de satisfação e realização de trabalho engrandecedor na gestão de seu cotidiano; quanto negativo, tais como: desvios de função, burocratização, regulações sociais, indisciplina. Acredita-se que esta função esteja marcada por mudanças ocorridas nas reformas educacionais dos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, as quais interferem, até hoje, em sua significação.
Abstract: This study was carried out to ponder on the Coordinating Teachers everyday actions within their school contexts. The main aim of our work was to analyze which are the difficulties and possibilities faced by them in their everyday life, investigating work conditions, taking into account their importance as managers of the curriculum within the context of two state public schools in São Paulo State. The methodology used here focused on the qualitative approach, whose procedures of data collection and analysis were biographical research and case study. The information was collected with four coordinating teachers who work in state public schools (at grade, junior and senior high school levels). To collect the data, one used two procedures: a questionnaire with closed questions and an interview with open questions. One managed to find out that such PCs presented features which may interfere in the conduction of the pedagogical work, taking on both a positive character in their function, admitting possibilities for work satisfaction and accomplishment in the management of their everyday work and a negative one, such as deviations from their function, bureaucratization, social rules, indiscipline. One believes that such a function is marked by changes occurred in educational reforms carried out in the 1970s, 1980s, 1990s, and 2000s, which, up to the present day, interfere in its significance.
Palavras-chave: Professor Coordenador
Formação. História da Educação
Gestão do currículo
Coordinating teacher
Background development
History of Education
Curriculum management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: RIBEIRO, Margareth Mellão Garcia. Pedagogical coordinating teachers: difficulties and possibilities in their everyday life. 2012. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/863
Data de defesa: 30-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARGARET_DISSERTACAO_28_09_2012.pdf972,79 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.