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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/865
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração |
Título(s) alternativo(s): | The manager and the organization of the school environment: interaction and integration |
Autor: | Magro, Emersom |
Primeiro orientador: | Schmidt, Ivone Tambelli |
Primeiro membro da banca: | Marin, Fatima Aparecida Dias Gomes |
Segundo membro da banca: | Luvizotto, Caroline Kraus |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa procurou estimular e continuar uma reflexão dos profissionais da Educação sobre a produção dos espaços educativos por meio da arquitetura escolar. Desse modo, foram analisadas as construções escolares nas perspectivas dos espaços construídos, edificados e a atribuição dos significados como lugar vivido, sentido e percebido, assumindo um caráter educativo. Ao mesmo tempo, defende-se e ressalta-se a necessidade de uma avaliação prévia e planejamento cuidadoso antes da construção se concretizar. Como exemplo, foram apresentados projetos construídos no país, como forma de buscar agregar funcionalidade e conforto. Entendendo-se que os significados se dão com base na ocupação humana, no tocante ao espaço educativo, suscitou-se a importância da administração e gestão escolar para tornar esses espaços mais eficazes e aconchegantes e que assumam um caráter mais educativo. Nesse contexto, foram apontadas características, competências e habilidades essenciais do diretor de escola, o gestor principal da unidade educativa em várias dimensões das suas atribuições, a fim de esclarecer, com base na literatura científica, que organizar o espaço escolar e disponibilizar o seu uso efetivo é variável importante para o sucesso escolar. Por fim, valendo-se da corrente fenomenológica, analisou-se a essência do trabalho do diretor, numa escola da rede estadual de ensino, na qual a gestão escolar atua na organização do espaço escolar, priorizando o conforto e o bem-estar do aluno principal usuário e a qualidade do ensino que oferece. Foi possível verificar, desse modo, como a gestão da escola pesquisada atua de forma a garantir a satisfação dos alunos da comunidade em questão. Constatou-se, ainda, que uma extrema diferença pode ser percebida no espaço escolar quando os novos paradigmas de gestão são postos em prática neste âmbito. |
Abstract: | This research was carried out to encourage and pursue a reflection on the part of Education professionals on the creation of educative spaces by means of the school architecture. Thus one analyzed school buildings from the point of view of the constructed, built spaces and the assignment of meanings as an experienced, felt, and perceived place, taking on an educative character. At the same time, one supports and emphasizes the need of previous assessment and careful planning before the building is put up. As examples, one mentions projects built in the country meant for combining functionality and comfort. By knowing that meanings are conveyed based on human occupation, concerning educative spaces one stressed the importance of school management and administration in order to make such spaces more effective, cozier, and liable to take on a more educative character. Within such a context, one pointed out features, competence, and skills essential to the school principal, the main manager of that educative unit within the various spheres of his/her assignments in order to explain, based on scientific literature, that organizing the school environment and making it ready for effective use is an important variable for successful outcomes. At last, by availing ourselves of the phenomenological tendency, one analyzed the essence of the principal s work in a state public school, where school management operates in the organization of its environment, having in mind the comfort and the welfare of its students - its main users - and the quality of the teaching provided by the school. Therefore, one managed to find out how the management of the school at issue operates so that its students satisfactions are met One also found out that an extreme difference may be felt in the school environment when new managerial paradigms are put into practice within the boundaries of the school. |
Palavras-chave: | Espaço escolar Gestão escolar Organização School environment School management Organization |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | MAGRO, Emersom. The manager and the organization of the school environment: interaction and integration. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/865 |
Data de defesa: | 30-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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