Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/870
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação de professores de Língua Inglesa: crenças docentes e discentes acerca do Bom Professor |
Título(s) alternativo(s): | English Language Teacher Education: Tutor s and students beliefs concerning the good teacher |
Autor: | Monti, Fabiana Gonçalves |
Primeiro orientador: | Annibal, Sérgio Fabiano |
Primeiro membro da banca: | Gebran, Raimunda Abou |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Raquel Lazzari Leite |
Resumo: | A busca pela definição de um ideal de professor data da gênese da profissão e, por sua relevância, continua sendo foco de debate e reformulação. Fato justificado devido às necessidades educacionais se transformarem histórica e socialmente e a identidade docente criar-se e recriar-se através de experiências vividas pelo profissional, seus percursos formativos, além de sua reflexão sobre a prática. Neste estudo o objetivo é o de identificar quais conhecimentos e habilidades são necessários ao bom professor de Língua Inglesa, segundo crenças docentes e discentes. O presente trabalho é de caráter qualitativo e caracteriza-se como um estudo de caso que teve como cenário de pesquisa o curso de Letras de uma universidade privada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas que inquiriam acerca dos conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao docente dessa área. A Análise de Discurso ofereceu o embasamento teórico para a análise das entrevistas. As análises dos dados revelaram, dentre outros aspectos, desinteresse, desprestígio e desinformação sobre o curso de Letras por parte dos alunos que elencaram cursos de idiomas aliados a programas de intercâmbio como os responsáveis pela preparação de um bom professor de LI. Essa crença é oriunda do entendimento deles de que a competência primordial a um bom professor de LI é a linguístico-comunicativa. As entrevistas com os docentes mostraram percepções similares com relação ao requisito mais importante que seria a fluência no idioma. Em síntese, as crenças de docentes e discentes demonstram insatisfação quanto à qualidade da formação desses futuros professores. Há uma falta diálogo e sincronia de objetivos de ambas as partes o que acarreta prejuízos à formação desses alunos-professores. O confronto entre o discurso do Ministério da Educação (MEC), por meio de documentos oficiais, e o discurso da faculdade, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) indicaram que, ao menos no papel, os objetivos estão em consonância. No entanto, ao compararmos o discurso dos participantes, suas crenças e necessidades com relação aos documentos analisados, observou-se que há uma lacuna muito grande a ser preenchida e que mudanças isoladas de grade curricular ou aumento de carga horária não seriam suficientes para sanar o problema. O debate amplo e engajado sobre o problema baseado nas causas já detectadas nessa pesquisa e em outras realizadas anteriormente (BARCELOS, 1995, 1999, 2004; VIEIRA-ABRAHÃO, 1996, 2001, 2004; BASSO, 2001; LIMA, 2010) podem promover mudanças significativas nesse cenário educacional. A principal contribuição pretendida por esta pesquisa é a de que seja promotora de reflexão docente e também discente a fim de apontar nortes que indiquem melhorias nos processos formativos do professor de Língua Inglesa. Professor; língua inglesa; formação docente; análise de discurso |
Abstract: | The aim to search for an ideal definition of a teacher dates from the genesis of the teaching profession. Due to its relevance, this issue keeps being focus of debate and reformulation. That can be justified by the fact that educational needs are transformed historically and socially and teacher identity is created and recreated through experiences lived by the professional, their choices concerning education and reflection upon the practice. This study aims to identify which knowledge and abilities are essential to a good EFL teacher according to the students and tutor s beliefs. This study is characterized as a qualitative case study focused on understanding the beliefs of student-teachers and university tutors concerning what it takes in terms of knowledge and competence to be a good teacher. The scenario investigated was the Letters course in a private. The data was collected through semi-structured interviews which inquired about what kind of knowledge, ability or competence is needed in order to educate properly an English teacher. Discourse Analysis supported this research by offering theoretical basis to analyze the data collected through the interviews. The analysis revealed, among other aspects, students lack of interest and information about the course. It has shown that taking private English Language courses, in addition to living and studying in one English speaking country, is considered as a good way of educating ESL teachers. This belief comes from their understanding that linguistic competence in the target language is an essential requirement to an English teacher. The tutors interviews have shown similar beliefs towards the importance of being fluent in English, also about the necessity of taking part in an exchange program abroad. In short, it was possible to find out in both discourses the feeling of dissatisfaction concerning the quality of education provided to these future teachers; that was captured from both students and tutors interviews. There is a lack of dialogue and synchrony from both parts which results in problems to the education of these students. By confronting the discourses exposed in the official documents from Ministry of Education and those from the university it was possible to realize that they are in consonance. Although, when contrasting the discourse in the interviews to those documents, it was possible to observe that there is a huge gap between them. Due to this fact, small isolated changes as increasing the number of hours, are not capable of solving the situation. Extensive and engaged debates on the problem, based on the causes already exposed in this study and in previous researches, may be able to promote relevant changes in the educational scenario. The main contribution expected by this research is to promote reflection among university tutors as well students in order to indicate ways to improve the process of English teachers education. |
Palavras-chave: | Professor língua inglesa formação docente análise de discurso Teacher English language teacher education discourse analysis |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | MONTI, Fabiana Gonçalves. English Language Teacher Education: Tutor s and students beliefs concerning the good teacher. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/870 |
Data de defesa: | 22-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIANA_MONTI_DISSERTACAO_30_11[1].pdf | 897,81 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.