???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/872
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Portfólio na formação reflexiva de professores de Educação Física |
Título(s) alternativo(s): | The portfolio at the thinking process development of the Physical Education teachers. |
Autor: | Alvim, Noeli Cristina |
Primeiro orientador: | Barros, Helena Faria de |
Primeiro membro da banca: | Scheide, Tereza de Jesus Ferreira |
Segundo membro da banca: | Gomes, Alberto Albuquerque |
Resumo: | O presente trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação na linha de Pesquisa Formação e Prática Docente dos Profissionais de Ensino, teve como objetivo estudar o Portfólio na formação reflexiva de professores de Educação Física, em um Curso de Licenciatura de uma Instituição Privada, no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, foi desenvolvida no período entre 2011 e 2012, com participação de vinte sujeitos que cursavam o terceiro semestre do curso no ano de 2011. A escolha dos sujeitos aconteceu levando-se em consideração seu desempenho na disciplina Prática como Componente Curricular . Os procedimentos utilizados para atingir os objetivos de analisar a utilização do Portfólio na formação reflexiva dos professores de Educação Física em um curso de Licenciatura em Educação Física; orientar e acompanhar o processo de elaboração do Portfólio com o desenvolvimento dos conteúdos de Educação Física na disciplina e a importância da formação reflexiva do futuro professor contaram com a realização de entrevistas, análise dos Portfólios desenvolvidos e análise do Projeto Pedagógico do Curso. O referencial teórico da pesquisa se centrou nos conceitos de Portfólio, pensamento reflexivo e avaliação formativa. Na apresentação dos resultados, optou-se por categorias elaboradas com base nas entrevistas e na análise dos portfólios da seguinte forma: o perfil dos professores em formação; a percepção sobre a formação; o entendimento dos professores sobre ser Professor Reflexivo; a experiência, entendimento e reflexões sobre o Portfólio; o Portfólio na avaliação formativa; a percepção dos professores sobre o uso do Portfólio na avaliação formativa; a formação da identidade do professor baseada nas vivências com o Portfólio e as representações das experiências na escola para a formação. Para os professores em formação, as experiências positivas e negativas direcionavam sua formação. O Portfólio demonstrou ser, neste processo, um espaço significativo e importante para a reflexão desses futuros professores. Para este estudo, a expectativa inicial era de confrontar o pensamento dos professores em formação, intencionalmente, pelo seu desempenho na disciplina Prática como Componente Curricular , o que demonstrou que o Portfólio é indicado para a avaliação formativa, pela singularidade de que o próprio ator é o autor principal de sua história, independentemente de seu desempenho. Valendo-se das vivências, quando o futuro professor se coloca nas relações, professor-aluno, aluno-professor, professor-escola, escola-aluno, torna-se consciente de que sua responsabilidade durante a formação, pode assegurar uma futura ação docente, alicerçada em pressupostos que extrapolam o dilema inicial entre a teoria e a prática. |
Palavras-chave: | Portfólio Formação Reflexiva Avaliação Formativa. Portfolio Thinking Process Development Assessment |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | ALVIM, Noeli Cristina. The portfolio at the thinking process development of the Physical Education teachers.. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/872 |
Data de defesa: | 19-Oct-2012 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NOELI_DISSERTACAO_11_12_2012[1].pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.