Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alvim, Noeli Cristina | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3123013386681849 | por |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Helena Faria de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8095414243459190 | por |
dc.contributor.referee1 | Scheide, Tereza de Jesus Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5020376102015334 | por |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Alberto Albuquerque | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2624279208302164 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:18Z | - |
dc.date.available | 2013-03-27 | - |
dc.date.issued | 2012-10-19 | - |
dc.identifier.citation | ALVIM, Noeli Cristina. The portfolio at the thinking process development of the Physical Education teachers.. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/872 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação na linha de Pesquisa Formação e Prática Docente dos Profissionais de Ensino, teve como objetivo estudar o Portfólio na formação reflexiva de professores de Educação Física, em um Curso de Licenciatura de uma Instituição Privada, no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, foi desenvolvida no período entre 2011 e 2012, com participação de vinte sujeitos que cursavam o terceiro semestre do curso no ano de 2011. A escolha dos sujeitos aconteceu levando-se em consideração seu desempenho na disciplina Prática como Componente Curricular . Os procedimentos utilizados para atingir os objetivos de analisar a utilização do Portfólio na formação reflexiva dos professores de Educação Física em um curso de Licenciatura em Educação Física; orientar e acompanhar o processo de elaboração do Portfólio com o desenvolvimento dos conteúdos de Educação Física na disciplina e a importância da formação reflexiva do futuro professor contaram com a realização de entrevistas, análise dos Portfólios desenvolvidos e análise do Projeto Pedagógico do Curso. O referencial teórico da pesquisa se centrou nos conceitos de Portfólio, pensamento reflexivo e avaliação formativa. Na apresentação dos resultados, optou-se por categorias elaboradas com base nas entrevistas e na análise dos portfólios da seguinte forma: o perfil dos professores em formação; a percepção sobre a formação; o entendimento dos professores sobre ser Professor Reflexivo; a experiência, entendimento e reflexões sobre o Portfólio; o Portfólio na avaliação formativa; a percepção dos professores sobre o uso do Portfólio na avaliação formativa; a formação da identidade do professor baseada nas vivências com o Portfólio e as representações das experiências na escola para a formação. Para os professores em formação, as experiências positivas e negativas direcionavam sua formação. O Portfólio demonstrou ser, neste processo, um espaço significativo e importante para a reflexão desses futuros professores. Para este estudo, a expectativa inicial era de confrontar o pensamento dos professores em formação, intencionalmente, pelo seu desempenho na disciplina Prática como Componente Curricular , o que demonstrou que o Portfólio é indicado para a avaliação formativa, pela singularidade de que o próprio ator é o autor principal de sua história, independentemente de seu desempenho. Valendo-se das vivências, quando o futuro professor se coloca nas relações, professor-aluno, aluno-professor, professor-escola, escola-aluno, torna-se consciente de que sua responsabilidade durante a formação, pode assegurar uma futura ação docente, alicerçada em pressupostos que extrapolam o dilema inicial entre a teoria e a prática. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NOELI_DISSERTACAO_11_12_2012[1].pdf: 1354153 bytes, checksum: 5f99a77929098da842672e08011777c4 (MD5) Previous issue date: 2012-10-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1572/NOELI_DISSERTACAO_11_12_2012%5b1%5d.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Portfólio | por |
dc.subject | Formação Reflexiva | por |
dc.subject | Avaliação Formativa. | por |
dc.subject | Portfolio | eng |
dc.subject | Thinking Process | eng |
dc.subject | Development Assessment | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O Portfólio na formação reflexiva de professores de Educação Física | por |
dc.title.alternative | The portfolio at the thinking process development of the Physical Education teachers. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NOELI_DISSERTACAO_11_12_2012[1].pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.