Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlvim, Noeli Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3123013386681849por
dc.contributor.advisor1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee2Gomes, Alberto Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2624279208302164por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:18Z-
dc.date.available2013-03-27-
dc.date.issued2012-10-19-
dc.identifier.citationALVIM, Noeli Cristina. The portfolio at the thinking process development of the Physical Education teachers.. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/872-
dc.description.resumoO presente trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação na linha de Pesquisa Formação e Prática Docente dos Profissionais de Ensino, teve como objetivo estudar o Portfólio na formação reflexiva de professores de Educação Física, em um Curso de Licenciatura de uma Instituição Privada, no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, foi desenvolvida no período entre 2011 e 2012, com participação de vinte sujeitos que cursavam o terceiro semestre do curso no ano de 2011. A escolha dos sujeitos aconteceu levando-se em consideração seu desempenho na disciplina Prática como Componente Curricular . Os procedimentos utilizados para atingir os objetivos de analisar a utilização do Portfólio na formação reflexiva dos professores de Educação Física em um curso de Licenciatura em Educação Física; orientar e acompanhar o processo de elaboração do Portfólio com o desenvolvimento dos conteúdos de Educação Física na disciplina e a importância da formação reflexiva do futuro professor contaram com a realização de entrevistas, análise dos Portfólios desenvolvidos e análise do Projeto Pedagógico do Curso. O referencial teórico da pesquisa se centrou nos conceitos de Portfólio, pensamento reflexivo e avaliação formativa. Na apresentação dos resultados, optou-se por categorias elaboradas com base nas entrevistas e na análise dos portfólios da seguinte forma: o perfil dos professores em formação; a percepção sobre a formação; o entendimento dos professores sobre ser Professor Reflexivo; a experiência, entendimento e reflexões sobre o Portfólio; o Portfólio na avaliação formativa; a percepção dos professores sobre o uso do Portfólio na avaliação formativa; a formação da identidade do professor baseada nas vivências com o Portfólio e as representações das experiências na escola para a formação. Para os professores em formação, as experiências positivas e negativas direcionavam sua formação. O Portfólio demonstrou ser, neste processo, um espaço significativo e importante para a reflexão desses futuros professores. Para este estudo, a expectativa inicial era de confrontar o pensamento dos professores em formação, intencionalmente, pelo seu desempenho na disciplina Prática como Componente Curricular , o que demonstrou que o Portfólio é indicado para a avaliação formativa, pela singularidade de que o próprio ator é o autor principal de sua história, independentemente de seu desempenho. Valendo-se das vivências, quando o futuro professor se coloca nas relações, professor-aluno, aluno-professor, professor-escola, escola-aluno, torna-se consciente de que sua responsabilidade durante a formação, pode assegurar uma futura ação docente, alicerçada em pressupostos que extrapolam o dilema inicial entre a teoria e a prática.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NOELI_DISSERTACAO_11_12_2012[1].pdf: 1354153 bytes, checksum: 5f99a77929098da842672e08011777c4 (MD5) Previous issue date: 2012-10-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1572/NOELI_DISSERTACAO_11_12_2012%5b1%5d.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPortfóliopor
dc.subjectFormação Reflexivapor
dc.subjectAvaliação Formativa.por
dc.subjectPortfolioeng
dc.subjectThinking Processeng
dc.subjectDevelopment Assessmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO Portfólio na formação reflexiva de professores de Educação Físicapor
dc.title.alternativeThe portfolio at the thinking process development of the Physical Education teachers.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOELI_DISSERTACAO_11_12_2012[1].pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.