Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Patrícia Zaccarelli-
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Carvalho, Alonso Bezerra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091021554181403por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:18Z-
dc.date.available2013-03-27-
dc.date.issued2012-11-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia Zaccarelli. The Law Professional and his pedagogical training: challenges and commitments. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/873-
dc.description.resumoA presente pesquisa visou contribuir para a reflexão sobre o trabalho do profissional do Direito e sua prática na ação docente. Sabe-se que as escolas de Direito fomentam a participação dos professores que são profissionais do Direito (advogados, juízes, promotores de justiça e outros) pois, certamente, vislumbram o quão importante é para seus alunos as experiências e práticas forenses emanadas pelos juristas professores. Porém, questiona-se: Apenas os saberes da formação acadêmica e os saberes da experiência são capazes de transformar bons profissionais do Direito em bons professores? Como tais saberes se articulam com a prática pedagógica? É importante a formação pedagógica para o exercício da docência, em especial para o professor de Direito? Quais são as dificuldades e as motivações para o exercício da docência? Diante destes questionamentos, a pesquisa teve como objetivo central investigar como se configura a ação docente do profissional da área do Direito para atuação no ensino superior. Procurou-se identificar as concepções que os professores juristas têm sobre a docência, por meio da análise de suas práticas pedagógicas, verificando-se os limites e as possibilidades para o exercício da docência. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolveram coleta de dados, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise documental. A pesquisa permitiu delinear o perfil de dez professores de um curso de Direito de uma instituição privada de ensino e compreender como desenvolvem seu trabalho em sala de aula, quais são suas concepções acerca do exercício da docência, e o que pensam sobre a importância da capacitação pedagógica para o exercício de suas funções. A análise dos dados permitiu afirmar que este grupo de professores acredita na importância da formação pedagógica para o exercício da docência, percebe a importância da formação continuada, da atualização e da socialização em sala de aula.por
dc.description.abstractThe actual research was intended to contribute in the reflection on the work of the Law Professional and his use in the faculty action. It is already known that Law schools foment the participation of professors who are Law Professionals (lawyers, judges, prosecutors among others) because they certainly know how important it is for students, the experience and forensic practices emanated from jurist professors. However, it is questioned: is the knowledge originated from academic education and the knowledge gained from experience alone able to transform good Law professionals in good professors? How does such knowledge articulate with pedagogical practice? Is the pedagogical training important for the professor, specially the Law professor? What are the problems and motivations for the professors practice? Facing all these questions, the main target of this research was to investigate the way the professional action of professors configure itself in the Law area when acting in the superior education. It was necessary to identify the conceptions that Law professors have concerning teaching, through the analysis of their pedagogical practices, verifying the limits and possibilities for their teaching performance. The study was centered on the qualitative approach, with the study of a case. The methodological procedures involved gathering of data, through interviews with a semi structured script and documental analysis. The research allowed us to outline the profile of ten professors from a Law course and from a private institution of education and to comprehend how they develop their work in the classroom, what their conceptions about teaching are and also what their opinions about pedagogical education for the practice of their functions are. The analysis of data allowed us to assert that this group of professors believe in the importance of pedagogical training for the actual teaching, they realize the importance of continuous training, updating and socialization in the classroom.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Zaccarelli Oliveira - world - 2012 disssertacao publicar.pdf: 909677 bytes, checksum: 314f11551dcf5a00058534722f46fe9d (MD5) Previous issue date: 2012-11-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1465/Patricia%20Zaccarelli%20Oliveira%20-%20%20world%20-%202012%20disssertacao%20publicar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectSuperior Educationeng
dc.subjectLaweng
dc.subjectProfessorseng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissospor
dc.title.alternativeThe Law Professional and his pedagogical training: challenges and commitmentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Zaccarelli Oliveira - world - 2012 disssertacao publicar.pdf888,36 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.