???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Naime Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7926199051405358por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Moreira, Maria de Fátima Salum-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510140191730970por
dc.contributor.referee2Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:19Z-
dc.date.available2013-04-05-
dc.date.issued2012-08-15-
dc.identifier.citationSILVA, Naime Souza. Pedagogy course from the social representations and expectations of entrant students. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/877-
dc.description.resumoO interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. É preciso lembrar que tais alunos apresentam diversidade de procedência, dessa forma, tentar-se-á identificar as razões da escolha de um curso na área de formação de educadores em nível superior. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso e os procedimentos metodológicos que viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: entrevistas semiestruturadas, análise documental e bibliográfica. Participaram da pesquisa os acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. O universo da pesquisa constituiu-se de 12 ingressantes (de um total de 30), destes, quatro acadêmicos de cada procedência concordaram em participar de forma anônima. A compreensão da diversidade de representação da clientela deverá contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes.por
dc.description.abstractThe interest in the topic covered in this research is due to the fact that students who begin the Pedagogy Course in a private College in Minas Gerais State, have a variety of profiles, thus, some are high school graduated, others majored in teaching courses (Professional Technical) and some work as teachers in kindergarten schools yet, and teach for the first grades of elementary school. Professors of the Education Course often bring to the course coordination difficulties they face in teaching to a group that has such diversity and heterogeneity. Thus, this study aimed to analyze the social representations and expectations of academic entrants of Pedagogy about the course, featuring a variety of profiles, trying to analyze the reasons for the choice of a course in teacher training in higher education. The research was configured in a qualitative approach, involving study of case. The research tools that facilitated achieving the intended goals were: semi-structured interviews, documented analysis procedures and testimonials. Students who participated in the research were selected by their profiles, thus, high school graduated academics, graduated for teaching (Professional Technical) and those who already work as teachers in kindergarten schools and first grades of elementary school. 30 entrants were chosen, four of each academic profile who agreed to participate anonymously. Understanding the diversity of perceptions and expectations of customers should help subsidize and rethink the pedagogical project of the Pedagogy Course focused in the research.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NAIME_DISSERTACAO_11_10_2012.pdf: 824433 bytes, checksum: 4eb20bd7cb15d69a602cb0acbbdfa2a1 (MD5) Previous issue date: 2012-08-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1533/NAIME_DISSERTACAO_11_10_2012.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurso de Pedagogiapor
dc.subjectAlunos ingressantespor
dc.subjectRepresentações.por
dc.subjectPedagogy Courseeng
dc.subjectEntrant studentseng
dc.subjectRepresentations.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs representações sociais dos alunos ingressantes no curso de pedagogiapor
dc.title.alternativePedagogy course from the social representations and expectations of entrant studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAIME_DISSERTACAO_11_10_2012.pdf805,11 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.