Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/879
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O curso de enfermagem e a dimensão humana da formação: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | The nursing program and the human dimension of training: a study case |
Autor: | Pinheiro, Eliana de Fátima Catussi |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Sandra Fogaça Rosa |
Primeiro membro da banca: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Martins, Sueli Terezinha Ferreira |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar a presença da dimensão humana no Projeto Político Pedagógico, nos programas de ensino das disciplinas, na perspectiva dos gestores e na ótica dos concluintes do curso. O Projeto Político Pedagógico e as atividades acadêmicas fornecem subsídios á dimensão humana dos profissionais? A pesquisa de caráter qualitativo/ quantitativo, através de estudo de caso. A linha norteadora do pensamento foi a fenomenologia da percepção. Os sujeitos da pesquisa foram: coordenador, docentes e discentes. Como instrumentos de coleta utilizou-se: entrevista semi-estruturada e questionário. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir do referencial teórico permitindo perceber a especificidade dos fenômenos estudados e suas relações com a situação educacional. |
Abstract: | The objective of the study was to analyse the presence of the human dimension in the political pedagogical project, in teaching programs of disciplines, from the perspective of managers and in the view of the course graduates. Do The Political Pedagogical Project and academic activities provide subsidies to the human dimensions of professional? Does the qualitative/ quantitatively research study using case study. The guiding line of thought was the phenomenology of perception The research subjects were: coordinator, teachers and students. As data collection instruments were used: semi-structured interview and questionnaire. The analysis and interpretation of data were conducted using the theoretical framework allowing to realize the specificity of the phenomena studied and their relationships with the educational situation. |
Palavras-chave: | Humanização Formação Serviços de saúde Humanization Training Health services |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | PINHEIRO, Eliana de Fátima Catussi. The nursing program and the human dimension of training: a study case. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/879 |
Data de defesa: | 19-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO ALTERADA EM 19 03 2013.pdf | 770,49 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.