???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/885
Tipo do documento: Dissertação
Título: A discussão da sexualidade por meio do ensino de literatura: Representações de professores de língua portuguesa.
Título(s) alternativo(s): The discussion of sexuality through the teaching of literature: representations of portuguese teachers
Autor: Silveira, Paula Renata Hanke da 
Primeiro orientador: Annibal, Sérgio Fabiano
Primeiro membro da banca: Barros, Helena Faria de
Segundo membro da banca: Barbosa, Raquel Lazzari Leite
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar representações de professores de língua portuguesa do Ensino Médio no que se refere à discussão da sexualidade por meio do ensino de literatura. Esta análise busca compreender de que modo estes professores encaram um texto literário que aborda algum aspecto do tema sexualidade tanto no papel de leitores quanto no de docentes. Para esta pesquisa, foram selecionados 4 professores de língua portuguesa da rede pública de ensino do estado de São Paulo, da cidade de Presidente Prudente. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi utilizada a entrevista semiestruturada como instrumento para obter as representações manifestadas pelos professores selecionados. A partir da obtenção das respostas dos professores à entrevista, foram feitas analises em duas etapas: as representações de cada professor discutidas por meio do referencial teórico utilizado nos primeiros capítulos desta dissertação; criação de categorias que exponham analiticamente os aspectos mais marcantes de suas representações presentes nas entrevistas no que diz respeito à leitura literária, ensino de literatura, discussão da sexualidade por meio da literatura, o tema literatura quando discutido em aulas de português e em momentos pontuais promovidos pela escola e leituras socialmente reguladas. Como resultados, foi possível perceber que os professores entrevistados acreditam na importância da discussão do tema sexualidade por meio da leitura literária em sala de aula. Contudo, ainda o consideram um assunto espinhoso a ser debatido no ambiente escolar, visto que os professores apresentam receio de uma possível reação hostil dos pais dos alunos.
Palavras-chave: Representações de professores de língua portuguesa
Ensino de literatura e leitura literária
Tema sexualidade.
Representations of Portuguese teachers
Teaching of literature and literary reading
Sexuality.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SILVEIRA, Paula Renata Hanke da. The discussion of sexuality through the teaching of literature: representations of portuguese teachers. 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/885
Data de defesa: 15-May-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula Hanke_Dissertacao_22_07_213.pdf830,15 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.