Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Paula Renata Hanke da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5185122744951891por
dc.contributor.advisor1Annibal, Sérgio Fabiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747306063454703por
dc.contributor.referee1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee2Barbosa, Raquel Lazzari Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734650628154687por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:20Z-
dc.date.available2013-08-15-
dc.date.issued2013-05-15-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Paula Renata Hanke da. The discussion of sexuality through the teaching of literature: representations of portuguese teachers. 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/885-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar representações de professores de língua portuguesa do Ensino Médio no que se refere à discussão da sexualidade por meio do ensino de literatura. Esta análise busca compreender de que modo estes professores encaram um texto literário que aborda algum aspecto do tema sexualidade tanto no papel de leitores quanto no de docentes. Para esta pesquisa, foram selecionados 4 professores de língua portuguesa da rede pública de ensino do estado de São Paulo, da cidade de Presidente Prudente. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi utilizada a entrevista semiestruturada como instrumento para obter as representações manifestadas pelos professores selecionados. A partir da obtenção das respostas dos professores à entrevista, foram feitas analises em duas etapas: as representações de cada professor discutidas por meio do referencial teórico utilizado nos primeiros capítulos desta dissertação; criação de categorias que exponham analiticamente os aspectos mais marcantes de suas representações presentes nas entrevistas no que diz respeito à leitura literária, ensino de literatura, discussão da sexualidade por meio da literatura, o tema literatura quando discutido em aulas de português e em momentos pontuais promovidos pela escola e leituras socialmente reguladas. Como resultados, foi possível perceber que os professores entrevistados acreditam na importância da discussão do tema sexualidade por meio da leitura literária em sala de aula. Contudo, ainda o consideram um assunto espinhoso a ser debatido no ambiente escolar, visto que os professores apresentam receio de uma possível reação hostil dos pais dos alunos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula Hanke_Dissertacao_22_07_213.pdf: 850073 bytes, checksum: 7381b0ff401e713fecd0dfcaee87cc12 (MD5) Previous issue date: 2013-05-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1525/Paula%20Hanke_Dissertacao_22_07_213.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações de professores de língua portuguesapor
dc.subjectEnsino de literatura e leitura literáriapor
dc.subjectTema sexualidade.por
dc.subjectRepresentations of Portuguese teacherseng
dc.subjectTeaching of literature and literary readingeng
dc.subjectSexuality.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA discussão da sexualidade por meio do ensino de literatura: Representações de professores de língua portuguesa.por
dc.title.alternativeThe discussion of sexuality through the teaching of literature: representations of portuguese teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Hanke_Dissertacao_22_07_213.pdf830,15 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.