Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCanassa, Luciana Maria Rinaldini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8473528613399024por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee2Garms, Gilza Maria Zauhy-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8089865764566741por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:20Z-
dc.date.available2013-10-15-
dc.date.issued2013-09-27-
dc.identifier.citationCANASSA, Luciana Maria Rinaldini. Children, ICT and games: a study in view of early childhood education professionals: challenges of generating homo zapiens. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/887-
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objetivo analisar o papel das brincadeiras e jogos no contexto da Educação Infantil e como ocorre a influência da mídia e multimídia no brincar infantil; Tencionou verificar as ações dos professores e equipe gestora diante das possíveis influências das TIC no comportamento de crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, tanto por jogos eletrônicos, como por personagens midiáticos. Considerando a infância da era digital, que brinca, pensa e age em contato direto com as TIC, justificou-se a necessidade dessa pesquisa, baseando-se em Kamii e Moyles sobre as fases do desenvolvimento humano e a importância do brincar para a formação integral infantil. A pesquisa adotou procedimentos de natureza qualitativa e o estudo de caso como delineamento, por ser uma abordagem que pode fundamentar as situações vivenciadas no interior da Instituição de Educação Infantil. Os participantes da pesquisa foram: a diretora e a coordenadora escolar e quatro professores de Educação Infantil da rede da Prefeitura Municipal da Cidade de Birigui - SP. A interpretação dos dados foi desenvolvida por meio da análise de conteúdo. A investigação desenvolvida evidenciou que as TIC fazem parte do cotidiano infantil, já que as crianças participam menos das brincadeiras e jogos tradicionais na escola e se interessam mais pelo manuseio de artefatos eletrônicos como games, celulares, internet e também em assistir TV em casa. Os docentes reconheceram a importância do brincar, no entanto, esse prestígio foi atribuído somente no discurso, pois não observamos a efetiva prática dentro das falas colhidas mediante entrevista. Constatamos que o professor carece de fundamentação teórica sólida para exercer a sua prática pedagógica, por meio de capacitações docente, de modo a prover meios qualitativos de aprendizagem para seus educandos.por
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the role of play and games in the context of early childhood education and how does the media influence and media in children s play; tensed verify the actions of teachers and management team on the possible influence of ICT on the behavior of children aged 4-6 years, both electronic games, such as media characters. Given the infancy of the digital era, sporting, thinks and acts in direct contact with ICT, justified the need for this research, based on Kamii Moyles and on the stages of human development and the importance of play for children full training. The research adopted procedures and qualitative case study design as for being an approach that can substantiate the situations experienced within the Institution of Child Education. Survey participants were the director and coordinator of school and four teachers Childhood Education network of the Municipality of the City of Birigüi-SP. Data interpretation was developed through content analysis. The survey conducted showed that ICTs are part of everyday life for children, since children participate less of traditional sports and games in school and are more interested in handling electronic devices such as games, phones, internet and also watch TV at home. The teachers recognized the importance of play, however, that reputation was assigned only in discourse, because we did not observe the actual practice within the speeches collected through interviews. We found that the teacher lacks solid theoretical foundation to pursue their practice, through training teachers, in order to provide quality learning resources for their students.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Dissertacao Mestrado_16_09_2013.pdf: 408167 bytes, checksum: 07b4dcf61c35029d6e252ee0298af92e (MD5) Previous issue date: 2013-09-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1564/Luciana%20Dissertacao%20Mestrado_16_09_2013.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectbrincadeiraspor
dc.subjecttecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectGameseng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInfância, TIC e brincadeiras: um estudo na visão de profissionais da educação infantil: desafios da geração Homo zapienspor
dc.title.alternativeChildren, ICT and games: a study in view of early childhood education professionals: challenges of generating homo zapienseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Dissertacao Mestrado_16_09_2013.pdf398,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.