Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/889
Tipo do documento: Dissertação
Título: A função pedagógica da Biblioteca Universitária enquanto organização e espaço educacional: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Pedagogical function of the University Library while organization and educational space: case study
Autor: Silingovschi, Regina Rita Liberati 
Primeiro orientador: Schmidt, Ivone Tambelli
Primeiro membro da banca: Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa
Segundo membro da banca: Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Resumo: A presente pesquisa tem como tema, a função pedagógica educativa da Biblioteca Universitária na formação dos discentes de graduação, em uma universidade privada do interior do Estado de São Paulo, a Unoeste - Universidade do Oeste Paulista. A sua problemática se refere principalmente às questões: A Biblioteca Universitária, enquanto organização e provedora de recursos informacionais, por meio dos profissionais, que nela atuam, pode influenciar pedagogicamente a vida acadêmica dos discentes de graduação da instituição? É possível detectar, de que maneira se opera essa influência sobre os seus usuários? O Bibliotecário ao realizar tais serviços aos discentes desempenha a função de educador, participando no processo de formação profissional deles? O objetivo principal desse estudo foi avaliar o papel pedagógico educativo da Biblioteca Universitária desempenhado pelos seus profissionais, na formação acadêmica dos discentes de graduação na Unoeste. Quanto aos objetivos específicos, verificar se os serviços oferecidos fornecem apoio aos discentes e se atendem suas expectativas e exigências acadêmicas e informacionais. Examinar as potencialidades e fragilidades dos serviços oferecidos aos discentes e ainda, avaliar os alunos que estão saindo e os ingressantes na instituição, e demonstrar os resultados, se houve crescimento acadêmico no decorrer do período que esteve na instituição e utilizou os serviços das Bibliotecas, e desta forma comprovar a participação da Biblioteca em sua formação profissional. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória, com campo, como fonte de informação, pois buscou os dados diretamente com a população pesquisada, e, também, de um estudo de caso, em que privilegiou um caso em particular, o de alunos de graduação, modalidade presencial, dessa instituição. Para a coleta de dados, foi aplicado um formulário on-line denominado de SAV Sistema de Avaliação , em duas etapas aos discentes de oito cursos de graduação no primeiro termo e no último termo; na primeira, foram avaliados 285 alunos, e na segunda etapa 20%, que corresponde a 90 alunos ingressantes no segundo semestre de 2013, totalizando 375 alunos. Para a análise dos dados, utilizou-se de respostas obtidas no formulário e gráficos estatísticos, tanto na primeira, como na segunda etapa da pesquisa, comprovando a relevância e o apoio informacional que os bibliotecários e os serviços oferecidos pela Biblioteca desempenham no contexto educacional, destacando a influência educativa dos serviços prestados para os discentes da instituição.
Abstract: This research has as its theme the pedagogical function of the University Library throughout the educational training of undergraduate students at a private university in the state of São Paulo, Unoeste Universidade do Oeste Paulista. Its issue mostly refers to these questions: University Library, while an organization and provider of information resources, through professionals who work in it, can influence pedagogically academic life of undergraduate students of the institution? Is it possible to detect how this influence operates on its users? Is it possible to the Librarian, while performing such services to the students, develops the role of educator, participating in the process of their training? The main objective of this study was to evaluate the role of pedagogical education of the University Library played by its professional in academic undergraduate students of Unoeste. As specific goals, check if services provide support to the students and observe if they match their academic and informational expectation and requirements. Examine the potential and weaknesses of services offered to the students and also evaluate those students that are arriving and those who are leaving the University, and show the results, in order to analyse the existence of academic growth during the years they remained in the institution and used the Libraries services, and through it prove the importance of Library for their professional training. It s a quali-quantitative exploratory research, with field research as its source of information, as sought data directly from the population surveyed, and also, a case study, in which one particular case was favored, the undergraduate student, classroom modality, of this institution. To collect data, we applied an online form called SAV Evaluation System , in two stages to students from eight undergraduate courses at the first and last semester; firstly, 285 were evaluated, and at the second stage, 20% that corresponds to 90 students of the second semester students of 2013, totaling 375 students. To data analysis were used the answers from the forms and statistical graphics, during the first and second stages of this research, proving the relevance and informational support that Librarians and library services offered by the University play in the educational context, highlighting the educational influence of services offered to this intitution s students.
Palavras-chave: Função pedagógica da Biblioteca Universitária
Biblioteca Universitária Avaliação de serviços
Pedagogical function of the University Library
University Library Services Evaluation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SILINGOVSCHI, Regina Rita Liberati. Pedagogical function of the University Library while organization and educational space: case study. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/889
Data de defesa: 3-Dez-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO Regina DEFESA 3DEZ2013.pdf6,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.