Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/890
Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
Título(s) alternativo(s): Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course
Autor: Aguiar, Camila Camargo 
Primeiro orientador: Schmidt, Ivone Tambelli
Primeiro membro da banca: Ruiz, Adriano Rodrigues
Segundo membro da banca: Hashimoto, Francisco
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar contribuições do ensino técnico no aprendizado de competências profissionais, de modo específico estudou o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil e analisou a contribuição do ensino técnico do Centro Paula Souza na trajetória profissional de seus egressos. Como metodologia, recorreu-se a abordagem qualitativa e utilizou-se um estudo de caso, com recolha de dados de duas naturezas documentais e entrevistas. O caso estudado aconteceu em uma unidade escolar do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Avaré, estado de São Paulo. Como resultado, tendo por referência depoimentos de egressos, verificou-se a efetividade do curso para: a empregabilidade; o desenvolvimento de habilidades/capacidades empreendedoras; a preparação para a vida em sociedade; a continuidade de estudo, no nível superior; oferecer conhecimentos para o bom desempenho na profissão.
Abstract: The aim of this research was to identify technical teaching contributions at learning job competences, in a specific way it has studied technical teaching development in Brazil and has analyzed technical teaching contribution at Paula Souza Center in its egress professional trajectory. As methodology, this work used qualitative approach and it was used a study of event, the data was collected in two kinds Documents and Interviews. The study event took place in a school unit from Paula Souza Center, located in Avaré, in São Paulo state. As a result, doing with the egress testimonials as reference, it was verified the course effectiveness to the employability, the development of skills/capabilities entrepreneurs, the inurement for society life, the study continuity on higher level education and offering knowledge for a good job performance.
Palavras-chave: Ensino Técnico
Habilidades
Competências
Centro Paula Souza
Technical teaching
Skills
Competences
Paula Souza Center
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: AGUIAR, Camila Camargo. Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890
Data de defesa: 6-Nov-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_CAMILA_13_12_2013.pdf665 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.