Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Camila Camargo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7375674739190372por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Hashimoto, Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7778086667028727por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:20Z-
dc.date.available2013-12-18-
dc.date.issued2013-11-06-
dc.identifier.citationAGUIAR, Camila Camargo. Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou identificar contribuições do ensino técnico no aprendizado de competências profissionais, de modo específico estudou o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil e analisou a contribuição do ensino técnico do Centro Paula Souza na trajetória profissional de seus egressos. Como metodologia, recorreu-se a abordagem qualitativa e utilizou-se um estudo de caso, com recolha de dados de duas naturezas documentais e entrevistas. O caso estudado aconteceu em uma unidade escolar do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Avaré, estado de São Paulo. Como resultado, tendo por referência depoimentos de egressos, verificou-se a efetividade do curso para: a empregabilidade; o desenvolvimento de habilidades/capacidades empreendedoras; a preparação para a vida em sociedade; a continuidade de estudo, no nível superior; oferecer conhecimentos para o bom desempenho na profissão.por
dc.description.abstractThe aim of this research was to identify technical teaching contributions at learning job competences, in a specific way it has studied technical teaching development in Brazil and has analyzed technical teaching contribution at Paula Souza Center in its egress professional trajectory. As methodology, this work used qualitative approach and it was used a study of event, the data was collected in two kinds Documents and Interviews. The study event took place in a school unit from Paula Souza Center, located in Avaré, in São Paulo state. As a result, doing with the egress testimonials as reference, it was verified the course effectiveness to the employability, the development of skills/capabilities entrepreneurs, the inurement for society life, the study continuity on higher level education and offering knowledge for a good job performance.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_CAMILA_13_12_2013.pdf: 680965 bytes, checksum: 4ab52347d1c9f3becb205ab12f763d7b (MD5) Previous issue date: 2013-11-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1487/DISSERTACAO_CAMILA_13_12_2013.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Técnicopor
dc.subjectHabilidadespor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectCentro Paula Souzapor
dc.subjectTechnical teachingeng
dc.subjectSkillseng
dc.subjectCompetenceseng
dc.subjectPaula Souza Centereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administraçãopor
dc.title.alternativeContribution of technical instruction in professional development and education from administration courseeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_CAMILA_13_12_2013.pdf665 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.