Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Patrícia Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2357382783705464por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee2Souza, Renata Junqueira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778200016779533por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:21Z-
dc.date.available2007-07-19-
dc.date.issued2007-03-01-
dc.identifier.citationSOARES, Patrícia Cardoso. Children with learning difficulty: and experience with software Trilha de Letras. 2007. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/900-
dc.description.resumoA presente dissertação teve por objetivo investigar possíveis contribuições do software educacional Trilha de Letras para melhorar a performance de alunos com defasagem de aprendizagem na leitura e escrita. Trata-se de software desenvolvido pela Secretaria de Educação e disponível em salas de informática de escolas estaduais de São Paulo. A pesquisa foi de natureza qualitativa, teve como embasamento as recentes investigações da psicolingüística, sociolingüística apoiadas no modelo sócio-interacionista no processo de aquisição da leitura e da escrita, privilegiando os aspectos sociocognitivos e os pressupostos teóricos da análise do discurso na interação comunicativa. Contou com a participação de oito alunos com dificuldades de aprendizagem em leitura e em escrita. Recorreu-se a uma avaliação inicial e a uma avaliação final e, entre elas, houve o processo de intervenção, contando-se com o software Trilha de Letras . Os resultados indicam que o software atende parcialmente os seus objetivos; verificamos que, mesmo melhorando o desempenho de leitura e de construção de idéias, ordenando-as de maneira satisfatória no texto escrito, não possibilitou avanços no que tange a normas ortográficas e gramaticais, fatores indissociáveis da questão semântica do texto. Concluímos, ainda, que o software pode constituir uma ferramenta útil para a melhoria da qualidade de ensino.por
dc.description.abstractThe present dissertation had an objective to search feasble contributions of the educational software Trilha de Letras to improve the performance of students with lack on the practice of reading and writing. It is about a software developed by the Secretariat od Education and available at the networks classrooms of the intrastate schools of then statue of São Paulo. The research was of qualify nature, had foundation on the recent investigations from the psycholinguistic, sociolinguistic embased on the social-interactionism model at the process of acquisition of the reading and the writing, privileging the sociocognitives aspects, and the theory presuppostes of the speech at the communicative interaction. Counted with the participation of eight studentes with learning trouble on the practice of reading and writing. Appealing on an initial evaluation and on a final evaluation and, between them, there was the process of intervention, counting with the software Trilha de Letras . The results show that the software attend partly its targets; we verify that, even improving the performance on the reading and the construction of ideas, ordering them on a satisfying manner on the writing text, haven t proportioned advances no que tange the orthographycs and grammaticals conventions, unsociable points of the semantica question of the text. We conclude, already, that the software may form a helpful tool to the improvement of the graduation quality.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_PATRICIA_34.pdf: 6984439 bytes, checksum: a8db0a1d698a0897ac752fae3860d588 (MD5) Previous issue date: 2007-03-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1453/DISSERTACAO_PATRICIA_34.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSoftwarepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLeitura - escritapor
dc.subjectSoftwareeng
dc.subjectReading - Writingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEducational tecnologyeng
dc.subjectEnsino - meios auxiliarespor
dc.subjectEducational mediaeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleCrianças com dificuldades de aprendizagem: uma experiência com o software Trilha de Letraspor
dc.title.alternativeChildren with learning difficulty: and experience with software Trilha de Letraseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_PATRICIA_34.pdf6,82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.