Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Patrícia Cardoso | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2357382783705464 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ruiz, Adriano Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 | por |
dc.contributor.referee1 | Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2967248644893507 | por |
dc.contributor.referee2 | Souza, Renata Junqueira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778200016779533 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:21Z | - |
dc.date.available | 2007-07-19 | - |
dc.date.issued | 2007-03-01 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Patrícia Cardoso. Children with learning difficulty: and experience with software Trilha de Letras. 2007. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/900 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação teve por objetivo investigar possíveis contribuições do software educacional Trilha de Letras para melhorar a performance de alunos com defasagem de aprendizagem na leitura e escrita. Trata-se de software desenvolvido pela Secretaria de Educação e disponível em salas de informática de escolas estaduais de São Paulo. A pesquisa foi de natureza qualitativa, teve como embasamento as recentes investigações da psicolingüística, sociolingüística apoiadas no modelo sócio-interacionista no processo de aquisição da leitura e da escrita, privilegiando os aspectos sociocognitivos e os pressupostos teóricos da análise do discurso na interação comunicativa. Contou com a participação de oito alunos com dificuldades de aprendizagem em leitura e em escrita. Recorreu-se a uma avaliação inicial e a uma avaliação final e, entre elas, houve o processo de intervenção, contando-se com o software Trilha de Letras . Os resultados indicam que o software atende parcialmente os seus objetivos; verificamos que, mesmo melhorando o desempenho de leitura e de construção de idéias, ordenando-as de maneira satisfatória no texto escrito, não possibilitou avanços no que tange a normas ortográficas e gramaticais, fatores indissociáveis da questão semântica do texto. Concluímos, ainda, que o software pode constituir uma ferramenta útil para a melhoria da qualidade de ensino. | por |
dc.description.abstract | The present dissertation had an objective to search feasble contributions of the educational software Trilha de Letras to improve the performance of students with lack on the practice of reading and writing. It is about a software developed by the Secretariat od Education and available at the networks classrooms of the intrastate schools of then statue of São Paulo. The research was of qualify nature, had foundation on the recent investigations from the psycholinguistic, sociolinguistic embased on the social-interactionism model at the process of acquisition of the reading and the writing, privileging the sociocognitives aspects, and the theory presuppostes of the speech at the communicative interaction. Counted with the participation of eight studentes with learning trouble on the practice of reading and writing. Appealing on an initial evaluation and on a final evaluation and, between them, there was the process of intervention, counting with the software Trilha de Letras . The results show that the software attend partly its targets; we verify that, even improving the performance on the reading and the construction of ideas, ordering them on a satisfying manner on the writing text, haven t proportioned advances no que tange the orthographycs and grammaticals conventions, unsociable points of the semantica question of the text. We conclude, already, that the software may form a helpful tool to the improvement of the graduation quality. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_PATRICIA_34.pdf: 6984439 bytes, checksum: a8db0a1d698a0897ac752fae3860d588 (MD5) Previous issue date: 2007-03-01 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1453/DISSERTACAO_PATRICIA_34.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Software | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Leitura - escrita | por |
dc.subject | Software | eng |
dc.subject | Reading - Writing | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Educational tecnology | eng |
dc.subject | Ensino - meios auxiliares | por |
dc.subject | Educational media | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.title | Crianças com dificuldades de aprendizagem: uma experiência com o software Trilha de Letras | por |
dc.title.alternative | Children with learning difficulty: and experience with software Trilha de Letras | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_PATRICIA_34.pdf | 6,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.