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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de literatura no ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Paraná: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The teaching of literature in a public secondary school in the State of Paraná: a case study
Autor: Silva, Danielle Ayres 
Primeiro orientador: Annibal, Sérgio Fabiano
Primeiro membro da banca: Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan
Segundo membro da banca: Martha, Alice Aurea Penteado
Resumo: A presente dissertação objetiva pôr em foco como as práticas escolares têm encaminhado o trabalho com texto literário, contemplando, assim, que papel a Literatura assume na escola, qual o trabalho desenvolvido pela biblioteca escolar e qual é o conceito que os alunos têm acerca da Literatura. O desenvolvimento desta pesquisa é pautado sobre os seguintes procedimentos metodológicos: a primeira etapa, de natureza teórica, voltada para o embasamento bibliográfico, explana como deve ser a abordagem do texto literário na sala de aula; a segunda, norteada pelo cerne da investigação, utiliza, como meio de coleta de dados, técnicas relacionadas, à observação direta intensiva, que inclui a observação e a entrevista direcionada com doze alunos, um professor (de Língua Portuguesa e Literatura) e um funcionário responsável pela biblioteca de um colégio público da cidade de Ivaiporã/PR. As séries observadas foram: primeiras e terceiras do ensino médio (quatro alunos de cada turma). Além da observação, fez-se a análise documental dos planos de ensino do professor observado e, por fim, a elaboração do relatório final, pautado na análise dos dados recolhidos que revelam uma abordagem equivocada do texto literário pela escola, que, por vezes, encaminha o trabalho com esse tipo de texto de modo a tratá-lo como um texto utilitário, desprezando, assim, as suas peculiaridades. Ora, o texto literário é sobretudo polissêmico, simbólico e alegórico e assim deve ser lido. Para tanto, o professor deve conhecer essa linguagem e, a partir dela, conduzir seus alunos a uma leitura completa.
Abstract: This dissertation aims to bring in focus how school practices have done with literary texts, so then which role the Literature assumes in the school, what the developed work is done by school library and what is the concept that students have about the Literature. The development of this research is guided on the following methodological procedures: the first theoretical stage, which is under a bibliographic base, explains how it should be the study of literary texts in the classroom; the second stage is guided by investigation and researches related to the intensive direct observation, including the observations and interviews with twelve students, a Literature and Portuguese teacher and a librarian in a public school in the city of Ivaiporã / Pr. The observed school grades were: ninth grade and eleventh grade (four students in each class). Besides the observation, it was done an analysis of documents of the teaching plans from the observed teacher, and finally, the final report based on analysis of collected data that reveal a misguided approach of literary texts by school, which sometimes, leads the work with this type of texts to an utilitarian work, disregarding their peculiarities. Now, the literary text is particularly polysemic, symbolic, and allegorical and it must be read. Therefore, teachers must know this language and from it, lead their students to a complete reading.
Palavras-chave: Literatura
Escola
Educação Literária
Leitura do Texto Literário
Literature
School
Literary Education
Literary Text Reading
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SILVA, Danielle Ayres. The teaching of literature in a public secondary school in the State of Paraná: a case study. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/901
Data de defesa: 30-Aug-2012
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