Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danielle Ayres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3339219877303804por
dc.contributor.advisor1Annibal, Sérgio Fabiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747306063454703por
dc.contributor.referee1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee2Martha, Alice Aurea Penteado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6609188672656392por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:22Z-
dc.date.available2014-03-28-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Danielle Ayres. The teaching of literature in a public secondary school in the State of Paraná: a case study. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/901-
dc.description.resumoA presente dissertação objetiva pôr em foco como as práticas escolares têm encaminhado o trabalho com texto literário, contemplando, assim, que papel a Literatura assume na escola, qual o trabalho desenvolvido pela biblioteca escolar e qual é o conceito que os alunos têm acerca da Literatura. O desenvolvimento desta pesquisa é pautado sobre os seguintes procedimentos metodológicos: a primeira etapa, de natureza teórica, voltada para o embasamento bibliográfico, explana como deve ser a abordagem do texto literário na sala de aula; a segunda, norteada pelo cerne da investigação, utiliza, como meio de coleta de dados, técnicas relacionadas, à observação direta intensiva, que inclui a observação e a entrevista direcionada com doze alunos, um professor (de Língua Portuguesa e Literatura) e um funcionário responsável pela biblioteca de um colégio público da cidade de Ivaiporã/PR. As séries observadas foram: primeiras e terceiras do ensino médio (quatro alunos de cada turma). Além da observação, fez-se a análise documental dos planos de ensino do professor observado e, por fim, a elaboração do relatório final, pautado na análise dos dados recolhidos que revelam uma abordagem equivocada do texto literário pela escola, que, por vezes, encaminha o trabalho com esse tipo de texto de modo a tratá-lo como um texto utilitário, desprezando, assim, as suas peculiaridades. Ora, o texto literário é sobretudo polissêmico, simbólico e alegórico e assim deve ser lido. Para tanto, o professor deve conhecer essa linguagem e, a partir dela, conduzir seus alunos a uma leitura completa.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to bring in focus how school practices have done with literary texts, so then which role the Literature assumes in the school, what the developed work is done by school library and what is the concept that students have about the Literature. The development of this research is guided on the following methodological procedures: the first theoretical stage, which is under a bibliographic base, explains how it should be the study of literary texts in the classroom; the second stage is guided by investigation and researches related to the intensive direct observation, including the observations and interviews with twelve students, a Literature and Portuguese teacher and a librarian in a public school in the city of Ivaiporã / Pr. The observed school grades were: ninth grade and eleventh grade (four students in each class). Besides the observation, it was done an analysis of documents of the teaching plans from the observed teacher, and finally, the final report based on analysis of collected data that reveal a misguided approach of literary texts by school, which sometimes, leads the work with this type of texts to an utilitarian work, disregarding their peculiarities. Now, the literary text is particularly polysemic, symbolic, and allegorical and it must be read. Therefore, teachers must know this language and from it, lead their students to a complete reading.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AYRES D_Dissertacao_ultima correcao antes da entrega 24_07_13 (1).pdf: 796881 bytes, checksum: 9816337fc0c5c8b3e4bae10219acf974 (MD5) Previous issue date: 2012-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1466/AYRES%20D_Dissertacao_ultima%20correcao%20antes%20da%20entrega%2024_07_13%20%281%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação Literáriapor
dc.subjectLeitura do Texto Literáriopor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectLiterary Educationeng
dc.subjectLiterary Text Readingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino de literatura no ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Paraná: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe teaching of literature in a public secondary school in the State of Paraná: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AYRES D_Dissertacao_ultima correcao antes da entrega 24_07_13 (1).pdf778,2 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.