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dc.creatorSilva, Paulo Roberto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3515521903263418por
dc.contributor.advisor1Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0782110237768691por
dc.contributor.referee1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee2Hashimoto, Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7778086667028727por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:22Z-
dc.date.available2014-04-15-
dc.date.issued2013-06-19-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Roberto da. Contradictions between investment policies, enrollment increase and student evasion in Professional Education. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/902-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo realizado na Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, unidade pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado de São Paulo. A unidade pesquisada, portanto, trata-se de instituição pública e oferece cursos superiores de tecnologia. Com a ampliação da oferta de vagas nas Instituições de Educação Superior, em especial as de formação tecnológica, houve crescimento significativamente maior dos indicadores de evasão. Esta pesquisa pauta-se em estudar os motivos que culminam no aumento da evasão escolar, quais aspectos pedagógicos interferem, qual a visão dos gestores, docentes e evadidos acerca do tema. Trata-se de pesquisa realizada na forma de estudo de caso em instituição pública de ensino superior de tecnologia, instalada no município de Presidente Prudente, de natureza qualiquantitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados: pesquisa documental, com a análise dos prontuários de evadidos, planos dos cursos oferecidos pela Instituição de Educação Superior (IES) e da legislação sobre a Educação Profissional no Brasil, seguido da realização de entrevista com gestores (direção e coordenação), corpo docente e alunos evadidos. Através do discurso do sujeito coletivo (DSC) preconizado por Lefevre e Lefevre, com intuito de conhecer as causas acadêmicas da evasão dos alunos dos cursos superiores de tecnologia. Tal entendimento subsidiará os gestores da unidade de ensino, rediscutir seus procedimentos pedagógicos e norteará na adoção de ações e políticas que contribuam para minimizar os indicadores de evasão.por
dc.description.abstractThis paper aims to display a study conducted at Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, a school which belongs to Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a Department of Economic Development, Science and Technologys autarchy, pertaining to State of São Paulos government. The educational facility where the research was conducted, therefore, is a public institution and offers courses in technology field. As Higher Education vacancy grows bigger by the day, particularly in technological areas, there has been a significantly increase of numbers concerning school evasion. The goal of the present research is to study the reasons why this increase happens, which psychological aspects may interfere in this process, and what are the school board s, the teachers and the dropouts point of views about the issue. This is a qualitative and quantitative case study research held at a public institution of Higher Education on Technology in the city of Presidente Prudente. The methodological procedures used were documentary research with the analysis of dropouts school records, course plans offered by the Instituição de Educação Superior (IES) (Higher Education Institution) and the Legislation on Professional Education in Brazil, followed by interview with school board (management and coordination), dropout students and teachers. Through the Discourse of the Collective Subject (DCS) proposed by Lefevre, Lefevre, in order to know the causes of academic dropout in higher education in technology. Such understanding will subsidize the managers of the teaching unit, revisit their teaching procedures and will guide the adoption of policies and actions that will help minimize the dropout numbers indicators.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Defesa_corrigida_18_06.pdf: 759384 bytes, checksum: 50f4bcdaa0d5fb29e0a09b916124d45b (MD5) Previous issue date: 2013-06-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1475/Defesa_corrigida_18_06.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectTecnólogos - Formaçãopor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectTechnologists - Formationeng
dc.subjectSchool evasioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleContradições entre políticas de investimento, expansão de vagas e evasão na Educação Profissional.por
dc.title.alternativeContradictions between investment policies, enrollment increase and student evasion in Professional Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
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