Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Carolina Zavadzki-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9662514716650864por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390573927636069por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:22Z-
dc.date.available2014-04-15-
dc.date.issued2013-12-03-
dc.identifier.citationMARTINS, Carolina Zavadzki. Evasion in the undergraduate course in management in the distance: a case study. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/903-
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Considerando que a evasão é um dos temas que preocupa as Instituições de Ensino Superior, justificou-se a necessidade desta pesquisa, cujo objetivo foi analisar as causas da evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Administração na modalidade a distância de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso de natureza quanti-qualitativa. O instrumento para a coleta de dados constituiu-se de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado aos tutores do curso de Administração na modalidade a distância. Algumas destas questões foram desenvolvidas utilizando-se a escala Likert. Os dados foram trabalhados tendo como parâmetro o referencial teórico levantado especificamente para este estudo. Para a análise quantitativa, recorreu-se a planilhas eletrônicas com apoio da estatística descritiva paramétrica. Na análise qualitativa, os dados foram trabalhados por meio da análise de conteúdo, com base nas respostas emitidas pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados indicaram que os discentes que mais evadiram no curso de Administração na modalidade a distância eram, em sua maioria, do gênero feminino. No que se refere ao estado civil dos evadidos, percebeu-se que a maioria era de solteiros, contudo não se pode desconsiderar um elevado número de casados que desistiram do curso. Os dados revelaram que mais de 70% dos evadidos idade entre 18 e 33 anos e em sua maioria residem no Estado do Paraná, observou-se, ainda, que há maior tendência de evasão no início do curso. Com relação às causas da evasão, na perspectiva dos alunos, verificou-se que esta ocorre com maior frequência por problema financeiro e, em segundo lugar, por falta de tempo. Já na visão dos tutores, os dois principais motivos se referem à adaptação à metodologia e também à questão financeira dos alunos. Quanto aos tutores, além de se investigar as causas da evasão, também se procurou caracterizar este profissional que, segundo a pesquisa, a maioria tem idade entre 28 e 34 anos (43,75%), estão cursando ou já concluíram a especialização e mais de 40% dos pesquisados têm menos de um ano de experiência com a modalidade a distância. Portanto, a pesquisa sugere que a evasão ocorre, basicamente, por três motivos que são os seguintes: financeiro, tempo e adaptação à metodologia.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina_Dissertacao - versao para a entrega final.pdf: 750697 bytes, checksum: ac090dabd8079aa9d64dd1ed878522e0 (MD5) Previous issue date: 2013-12-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1489/Carolina_Dissertacao%20-%20versao%20para%20a%20entrega%20final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectGraduação em Administraçãopor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectDegree in Business Administration.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEvasão no curso de graduação em administração na modalidade a distância: um estudo de caso.por
dc.title.alternativeEvasion in the undergraduate course in management in the distance: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina_Dissertacao - versao para a entrega final.pdf733,1 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.