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dc.creatorBrito, Maria Cristina Ponçano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6638872881902570por
dc.contributor.advisor1Dias, Carmen Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868por
dc.contributor.referee1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Arilda Inês Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145582434192657por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:22Z-
dc.date.available2014-04-16-
dc.date.issued2013-12-04-
dc.identifier.citationBRITO, Maria Cristina Ponçano. Musical language: an investigation on initial training of early childhood education teachers. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/904-
dc.description.resumoA relevância da música para o desenvolvimento integral da criança tem levado a reflexões quanto à formação inicial do professor de Educação Infantil. Diante do fato que a Linguagem Musical não é contemplada na maioria dos currículos dos cursos de Pedagogia, foram abordadas questões sobre a necessidade de inseri-la nos cursos de formação. Pensando no papel da educação musical no desenvolvimento global da criança, e na desmistificação do uso da música por especialistas, pretende-se, como objetivo principal, analisar a importância dessa disciplina na formação inicial do professor de Educação Infantil. São objetivos específicos: verificar a concepção que ele tem sobre a docência e sobre a inserção da música na Educação Infantil; identificar a concepção sobre o planejamento da ação docente; e analisar as práticas pedagógicas adotadas para ministrarem aulas de música na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos envolveram: coleta de dados, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, aplicadas a professores que ministram aulas para alunos de Pré I e Pré II em escola municipal de Educação Infantil, na periferia da cidade de Presidente Prudente; análise e discussão dos dados coletados, trabalhados através da interpretação do significado das respostas (escritas ou orais) apresentadas pelos pesquisados, que, em seguida, foram organizadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que inserir a disciplina Linguagem Musical no currículo do curso de Pedagogia pode contribuir, de forma expressiva, tanto na formação pessoal e profissional do egresso, quanto na formação integral da criança de quatro e cinco anos. Observou-se também que professores da Educação Infantil ainda acreditam que a Linguagem Musical deva ser ministrada apenas por especialistas em música. Desse modo, não se mostraram preparados e motivados para utilizarem a linguagem musical como sugerem os referenciais curriculares e parâmetros nacionais para Educação Infantil. Apesar dos esforços envidados por esses professores para o exercício da docência, sem um preparo mais especificamente pedagógico, todos foram unânimes em afirmar que se lhes tivesse sido oferecida, na formação inicial, a disciplina linguagem musical, sua prática nessa área se daria de forma mais estruturada e produtiva. Sugere-se, portanto, que as Instituições de Ensino Superior (IES) iniciem um processo de reflexão visando à reestruturação do currículo do curso de Pedagogia e, aos professores de Educação Infantil, que utilizem os espaços de formação continuada, mormente os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo, para superar suas dificuldades em inserir a Linguagem Musical em sua prática pedagógica, compreendendo a importância da música para o desenvolvimento infantil.por
dc.description.abstractThe importance of music to children s whole development has led to reflections related to initial training of early childhood education teachers. Knowing that the majority of Pedagogy course programs do not include Musical Language in their programs, questions about the necessity of its insertion in teachers training courses have been discussed. Considering the role musical education plays in children development, and demystifying the use of music by specialists, the main objective of this paper is analyzing the importance this subject has in initial training of early childhood education teachers. The specific objectives are: verifying teachers concepts about teaching and about the insertion of music in early childhood education; identifying the concept teachers have about planning teaching activities; analyzing the methodology teachers use to teach music to early childhood education groups. Data were collected by means of a semi-structured interview made with teachers who work in Pre I and Pre II classes in a municipal school located in the outskirts of Presidente Prudente. Organized in axis and categories, the interviewers answers (oral and written) have been analyzed and discussed in relation to the proposed objectives. The investigation results have shown that the insertion of music in Pedagogy course programs may contribute not only to teachers personal and professional formation, but also to their students whole development. It has also been observed that teachers still believe that musical language should only be taught by specialists. Thus they are not prepared or motivated to deal with Musical Language as it is concerned in the official curriculum references and national parameters to early childhood education. Despite their efforts in doing their best, all the interviewed teachers have declared that if musical language had been a subject in their training course, their performance in the area would certainly be better. Therefore, institutions of higher education should start a reflection process in order to restructure their Pedagogy course programs. Teachers, on the other hand, should make use of the continuing education opportunities to overcome the difficulties in inserting the musical language in their teaching practice, with the comprehension of its importance to children development.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO MARIA CRISTINA BRITO 17_03_2014NOVO.pdf: 2005529 bytes, checksum: 5cc64d401bf1a4c0710fd0cb63fc6df5 (MD5) Previous issue date: 2013-12-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1498/DISSERTACAO%20MARIA%20CRISTINA%20BRITO%2017_03_2014NOVO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectLinguagem Musicalpor
dc.subjectFormação Inicial do professorpor
dc.subjectLei 11.769/08por
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectMusical Languageeng
dc.subjectTraining Courses for Teacherseng
dc.subjectLaw n. 11.769/08eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA linguagem musical: uma investigação na formação inicial do professor de educação infantilpor
dc.title.alternativeMusical language: an investigation on initial training of early childhood education teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
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