Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/905
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprender a ensinar para ensinar a aprender a atuação do docente de educação física no ensino fundamental: 1a a 4a série |
Título(s) alternativo(s): | Learning to teach in order to teach how to learn, Physical Education Teacher s role in elementary school: from 1st to 4 th grade |
Autor: | Carvalho Filho, Carlos Augusto de |
Primeiro orientador: | Gebran, Raimunda Abou |
Primeiro membro da banca: | Scheide, Tereza de Jesus Ferreira |
Segundo membro da banca: | Freitas Júnior, Ismael Forte |
Resumo: | O presente estudo buscou refletir sobre a questão da atuação do professor de educação física nas séries iniciais, considerando-se que no estado de São Paulo houve um hiato entre os anos de 1995 quando houve a suspensão das aulas e 2003 com o retorno das aulas de Educação Física para séries iniciais. O objetivo desta pesquisa foi constituir junto com os professores uma nova ação pedagógica a partir de referenciais de mudança. Procurando destacar as experiências e vivências dos professores A presente pesquisa é de natureza qualitativa com referencial teórico na pesquisa colaborativa. A preocupação desta pesquisa foi procurar investigar como os professores de Educação Física podem construir um trabalho coletivo em que as dimensões da teoria e da prática se relacionem de forma integrada, recíproca e unitária. Princípios e fundamentos para a prática pedagógica em Educação Física Escolar que se pretende libertadora e conscientizadora do corpo em movimento são analisados. A pesquisa configurou-se em duas etapas. Na primeira etapa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental na qual buscamos organizar um material bibliográfico que nos pudesse fornecer uma fundamentação teórica para a pesquisa. A pesquisa documental, também foi importante para nos fornecer dados sobre os sujeitos históricos, ações governamentais e opções políticas que permearam o objeto de estudo da pesquisa. Na segunda etapa, realizamos uma pesquisa de campo junto a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, que contou com a participação de 26 professores de Educação Física atuantes nos Ciclo I, 01 professor de Educação Física que atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 01 Assistente Técnico Pedagógico; 01 Dirigente de Ensino, 01 colaboradora e o pesquisador. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e observações dos encontros neste grupo de pesquisa. O trabalho investigou a experiência vivida pelos professores na procura da qualidade em suas ações docentes. Ao fazermos à análise e discussão dos encontros, possibilitou-nos discutir alguns problemas da prática pedagógica e como lidar com eles, a troca de experiências, práticas e de conhecimentos teóricos que dão sentido ao ato de educar. Nos encontros não só se otimizaram e se elucidaram alguns pontos da prática pedagógica, mas, sobretudo foram encontros de descobertas, possibilitando o aumento da auto estima dos professores dando novo ânimo em busca da realização profissional com ações pedagógicas de mudança |
Abstract: | O presente estudo buscou refletir sobre a questão da atuação do professor de educação física nas séries iniciais, considerando-se que no estado de São Paulo houve um hiato entre os anos de 1995 quando houve a suspensão das aulas e 2003 com o retorno das aulas de Educação Física para séries iniciais. O objetivo desta pesquisa foi constituir junto com os professores uma nova ação pedagógica a partir de referenciais de mudança. Procurando destacar as experiências e vivências dos professores A presente pesquisa é de natureza qualitativa com referencial teórico na pesquisa colaborativa. A preocupação desta pesquisa foi procurar investigar como os professores de Educação Física podem construir um trabalho coletivo em que as dimensões da teoria e da prática se relacionem de forma integrada, recíproca e unitária. Princípios e fundamentos para a prática pedagógica em Educação Física Escolar que se pretende libertadora e conscientizadora do corpo em movimento são analisados. A pesquisa configurou-se em duas etapas. Na primeira etapa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental na qual buscamos organizar um material bibliográfico que nos pudesse fornecer uma fundamentação teórica para a pesquisa. A pesquisa documental, também foi importante para nos fornecer dados sobre os sujeitos históricos, ações governamentais e opções políticas que permearam o objeto de estudo da pesquisa. Na segunda etapa, realizamos uma pesquisa de campo junto a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, que contou com a participação de 26 professores de Educação Física atuantes nos Ciclo I, 01 professor de Educação Física que atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 01 Assistente Técnico Pedagógico; 01 Dirigente de Ensino, 01 colaboradora e o pesquisador. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e observações dos encontros neste grupo de pesquisa. O trabalho investigou a experiência vivida pelos professores na procura da qualidade em suas ações docentes. Ao fazermos à análise e discussão dos encontros, possibilitou-nos discutir alguns problemas da prática pedagógica e como lidar com eles, a troca de experiências, práticas e de conhecimentos teóricos que dão sentido ao ato de educar. Nos encontros não só se otimizaram e se elucidaram alguns pontos da prática pedagógica, mas, sobretudo foram encontros de descobertas, possibilitando o aumento da auto estima dos professores dando novo ânimo em busca da realização profissional com ações pedagógicas de mudança. |
Palavras-chave: | Educação física (primeiro grau) Ensino Aprendizagem Educação Teaching Strategies Physical Education Cooperative Research |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | CARVALHO FILHO, Carlos Augusto de. Learning to teach in order to teach how to learn, Physical Education Teacher s role in elementary school: from 1st to 4 th grade. 2007. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/905 |
Data de defesa: | 28-Fev-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSSERTACAO_ Carlos Augusto Carvalho - novo.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.