Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/905
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho Filho, Carlos Augusto de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9577094730135309 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gebran, Raimunda Abou | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9159647879596364 | por |
dc.contributor.referee1 | Scheide, Tereza de Jesus Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5020376102015334 | por |
dc.contributor.referee2 | Freitas Júnior, Ismael Forte | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4284333955006772 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:22Z | - |
dc.date.available | 2007-07-04 | - |
dc.date.issued | 2007-02-28 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO FILHO, Carlos Augusto de. Learning to teach in order to teach how to learn, Physical Education Teacher s role in elementary school: from 1st to 4 th grade. 2007. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/905 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo buscou refletir sobre a questão da atuação do professor de educação física nas séries iniciais, considerando-se que no estado de São Paulo houve um hiato entre os anos de 1995 quando houve a suspensão das aulas e 2003 com o retorno das aulas de Educação Física para séries iniciais. O objetivo desta pesquisa foi constituir junto com os professores uma nova ação pedagógica a partir de referenciais de mudança. Procurando destacar as experiências e vivências dos professores A presente pesquisa é de natureza qualitativa com referencial teórico na pesquisa colaborativa. A preocupação desta pesquisa foi procurar investigar como os professores de Educação Física podem construir um trabalho coletivo em que as dimensões da teoria e da prática se relacionem de forma integrada, recíproca e unitária. Princípios e fundamentos para a prática pedagógica em Educação Física Escolar que se pretende libertadora e conscientizadora do corpo em movimento são analisados. A pesquisa configurou-se em duas etapas. Na primeira etapa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental na qual buscamos organizar um material bibliográfico que nos pudesse fornecer uma fundamentação teórica para a pesquisa. A pesquisa documental, também foi importante para nos fornecer dados sobre os sujeitos históricos, ações governamentais e opções políticas que permearam o objeto de estudo da pesquisa. Na segunda etapa, realizamos uma pesquisa de campo junto a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, que contou com a participação de 26 professores de Educação Física atuantes nos Ciclo I, 01 professor de Educação Física que atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 01 Assistente Técnico Pedagógico; 01 Dirigente de Ensino, 01 colaboradora e o pesquisador. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e observações dos encontros neste grupo de pesquisa. O trabalho investigou a experiência vivida pelos professores na procura da qualidade em suas ações docentes. Ao fazermos à análise e discussão dos encontros, possibilitou-nos discutir alguns problemas da prática pedagógica e como lidar com eles, a troca de experiências, práticas e de conhecimentos teóricos que dão sentido ao ato de educar. Nos encontros não só se otimizaram e se elucidaram alguns pontos da prática pedagógica, mas, sobretudo foram encontros de descobertas, possibilitando o aumento da auto estima dos professores dando novo ânimo em busca da realização profissional com ações pedagógicas de mudança | por |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou refletir sobre a questão da atuação do professor de educação física nas séries iniciais, considerando-se que no estado de São Paulo houve um hiato entre os anos de 1995 quando houve a suspensão das aulas e 2003 com o retorno das aulas de Educação Física para séries iniciais. O objetivo desta pesquisa foi constituir junto com os professores uma nova ação pedagógica a partir de referenciais de mudança. Procurando destacar as experiências e vivências dos professores A presente pesquisa é de natureza qualitativa com referencial teórico na pesquisa colaborativa. A preocupação desta pesquisa foi procurar investigar como os professores de Educação Física podem construir um trabalho coletivo em que as dimensões da teoria e da prática se relacionem de forma integrada, recíproca e unitária. Princípios e fundamentos para a prática pedagógica em Educação Física Escolar que se pretende libertadora e conscientizadora do corpo em movimento são analisados. A pesquisa configurou-se em duas etapas. Na primeira etapa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental na qual buscamos organizar um material bibliográfico que nos pudesse fornecer uma fundamentação teórica para a pesquisa. A pesquisa documental, também foi importante para nos fornecer dados sobre os sujeitos históricos, ações governamentais e opções políticas que permearam o objeto de estudo da pesquisa. Na segunda etapa, realizamos uma pesquisa de campo junto a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, que contou com a participação de 26 professores de Educação Física atuantes nos Ciclo I, 01 professor de Educação Física que atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 01 Assistente Técnico Pedagógico; 01 Dirigente de Ensino, 01 colaboradora e o pesquisador. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e observações dos encontros neste grupo de pesquisa. O trabalho investigou a experiência vivida pelos professores na procura da qualidade em suas ações docentes. Ao fazermos à análise e discussão dos encontros, possibilitou-nos discutir alguns problemas da prática pedagógica e como lidar com eles, a troca de experiências, práticas e de conhecimentos teóricos que dão sentido ao ato de educar. Nos encontros não só se otimizaram e se elucidaram alguns pontos da prática pedagógica, mas, sobretudo foram encontros de descobertas, possibilitando o aumento da auto estima dos professores dando novo ânimo em busca da realização profissional com ações pedagógicas de mudança. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSSERTACAO_ Carlos Augusto Carvalho - novo.pdf: 2648884 bytes, checksum: 73a1d711b83d0c83997dcefb885091d5 (MD5) Previous issue date: 2007-02-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1507/DISSSERTACAO_%20Carlos%20Augusto%20Carvalho%20-%20novo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física (primeiro grau) | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Teaching Strategies | eng |
dc.subject | Physical Education | eng |
dc.subject | Cooperative Research | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.title | Aprender a ensinar para ensinar a aprender a atuação do docente de educação física no ensino fundamental: 1a a 4a série | por |
dc.title.alternative | Learning to teach in order to teach how to learn, Physical Education Teacher s role in elementary school: from 1st to 4 th grade | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSSERTACAO_ Carlos Augusto Carvalho - novo.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.