Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Josiani Madalosso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696557074683155por
dc.contributor.advisor1Alaniz, érika Porceli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575por
dc.contributor.advisor-co1Annibal, Sérgio Fabiano-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747306063454703por
dc.contributor.referee1Santos Filho, José Camilo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044767483762064por
dc.contributor.referee2Barbosa, Raquel Lazzari Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734650628154687por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:22Z-
dc.date.available2014-06-04-
dc.date.issued2014-02-12-
dc.identifier.citationROSA, Josiani Madalosso. Teachers and students Representations and reading practices from a Pedagogy course in a private college.. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/908-
dc.description.resumoQuando estudamos sobre práticas leitura nos é possível entrar nas estruturas de sentido de uma cultura e de uma sociedade e, com isso, podemos encarar e compreender como as representações socioculturais formam e conduzem a vida das pessoas. Dessa forma, é possível entender como as construções de sentido podem caracterizar movimentos anti-hegemônicos e de resistência. Com base nessa premissa, a presente pesquisa tem por objetivo identificar e verificar como as representações sobre leitura de professores e alunos, de um curso de Pedagogia de uma faculdade particular, contribuem para a constituição da práxis de uma formação em Licenciatura. A pesquisa de tal tema no âmbito do ensino superior justifica-se pelo fato de permitir questionar, refletir e problematizar a leitura neste estágio de escolarização. Para que atingíssemos nosso objetivo, elegemos a pesquisa qualitativa e a entrevista, gravada em áudio e transcrita, nos serviu como instrumento para a obtenção dos dados. Selecionamos quatro professores e dez alunos do curso de Pedagogia, sendo cinco alunos do primeiro e cinco do último semestre do curso nos períodos diurno e noturno. A partir da obtenção das respostas dadas por alunos e professores foram realizadas análises que, apoiando-se no referencial teórico híbrido, pautado por estudos advindos das áreas da Leitura, da História da Leitura, da Educação, da Sociologia entre outros, nos permitiu refletir sobre as representações de leitura dos sujeitos investigados. Como resultado, foi possível perceber que a própria constituição do ensino superior, em especial do curso de Pedagogia, se reflete na prática de leitura de alunos e professores do curso na forma de mediações que acabam por determinar o trato com a leitura de forma muito superficial e limitada e que merece atenção por parte de todos os envolvidos já que tais profissionais serão propagadores da leitura no âmbito da educação infantil e do ensino fundamental.por
dc.description.abstractWhen we study about reading practices its possible to get in the structures of meaning in a culture and society and because of this we face and understand how sociocultural representation guides peoples life. Thus, its possible for us to understand how the construction of meaning can characterize anti-hegemonic and resistant movements. Therefore the present research aims at identifying and verifying how teachers and students representations of reading contribute to build up their praxis in a Pedagogy course from a private college. The study of this theme in a higher education level allows questioning, reflecting on and discussing the reading process at this stage of schooling. Four teachers and ten students from the Pedagogy course, belonging to the first and last semesters (morning and evening groups) were selected. The research is qualitative and audio recorded and interview transcripts were used as research tools. Once the data were obtained, from the subjects responses, they were analyzed according to theoretical remarks previously studied. This provided insights, that based on studies from Reading, Reading History, Education, Sociology areas etc allow us to reflect on the subjects social representations of reading. As a result, it was possible to claim that the constitution of the higher education level, especially Pedagogy course, reflects on teachers and students reading practices and determine the way they treat reading as a superficial and limited view of the reading process and that the reading practice in the Pedagogy course deserves to have the attention of all the involved people as they will spread reading in the kindergarten and elementary school levels.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSIANI DISSERTACAO_28_02 (2).pdf: 413852 bytes, checksum: fed2e829019858024de3def1217c5dcf (MD5) Previous issue date: 2014-02-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1470/JOSIANI%20%20DISSERTACAO_28_02%20%282%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectPráticas de Leiturapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCurso de Pedagogiapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectSocial Representationeng
dc.subjectReading Practiceseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectPedagogy Courseeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRepresentações e práticas de leitura de professores e estudantes do curso de Pedagogia de uma faculdade particular.por
dc.title.alternativeTeachers and students Representations and reading practices from a Pedagogy course in a private college.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIANI DISSERTACAO_28_02 (2).pdf404,15 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.