Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/909
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos |
Título(s) alternativo(s): | Proposal Course of Portuguese Language of High School and the construction of student autonomy |
Autor: | Takaki, Sandra Elias |
Primeiro orientador: | Barros, Helena Faria de |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Alberto Albuquerque |
Segundo membro da banca: | Santos, Genivaldo de Souza |
Resumo: | O presente trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa: Formação e Prática Docente de Profissionais do Ensino. Tem como objetivo verificar como os conteúdos e o material didático do Currículo de Língua Portuguesa contribuem para a formação da autonomia do aluno no Ensino Médio. A abordagem qualitativa com intervenção caracterizou a investigação realizada. Foram participantes/parceiros da pesquisa 13 alunos de uma classe da 3ª série do Ensino Médio do período noturno, de uma escola do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu pela realização de duas situações de aprendizagem, conforme indicadas no Currículo . Ao final de cada situação, os alunos elaboraram uma redação, conforme solicitado. Todo trabalho foi observado e registrado (ficha de observação e gravação áudio vídeo). As entrevistas foram organizadas com questões semiestruturadas sempre referentes aos objetivos que se pretendeu alcançar. Como resultado se percebeu melhora no desenvolvimento dos alunos no tocante à compreensão dos textos, além disso, houve evidências das competências de discernimento, de tomada de decisões e de relacionamento mais fácil com os pares. |
Abstract: | This work is linked to the research line: Formation and Teaching practice of Education Professionals. The objective is checking how the content and the Portuguese Languages Curriculum didactic books contribute to the students autonomy formation on high school. The qualitative approach with intervention features the quest accomplished. 13 students from the last level of high school - 3rd, in case -, who study at nighttime in a publish an school of São Paulos. The research s development happened by the achievement of two different ways of learning, according to the "Curriculum". In the end of each situation, the students wrote a wording as requested. Every work was observed and registered (observation card and audio-video recording). The interviews were arranged with semi-structured questions always referring to the objectives that were intended to reach. As a result, it was realized a better development of students about text comprehension, furthermore, there was also skills judgments evidences, making decisions and better relationship with their respective pairs. |
Palavras-chave: | Autonomia Currículo Ensino Médio Autonomy Curriculum High School |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | TAKAKI, Sandra Elias. Proposal Course of Portuguese Language of High School and the construction of student autonomy. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/909 |
Data de defesa: | 27-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Final-_APOS_DEFESA _30_04.pdf | 695,01 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.