Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Faria, Luciana Carolina Fernandes de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7345013396840401 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gitahy, Raquel Rosan Christino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2170926949956746 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Barros, Helena Faria de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8095414243459190 | por |
dc.contributor.referee1 | Ruiz, Adriano Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 | por |
dc.contributor.referee2 | Rinaldi, Renata Portela | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:23Z | - |
dc.date.available | 2014-06-26 | - |
dc.date.issued | 2014-02-04 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Luciana Carolina Fernandes de. From the living room to the classroom: Music Education through electronic games. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/910 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente , da Universidade do Oeste Paulista. Esse trabalho tem como objetivo analisar o uso de jogos eletrônicos como recurso pedagógico para promover, por meio da Educação Musical, o desenvolvimento da percepção auditiva do aluno. Partindo da sensibilidade auditiva quanto aos parâmetros sonoros (Altura, Duração, Intensidade e Timbre), analisamos o uso dos Jogos Eletrônicos Wii Music (com a modalidade Pitch Perfect) e Let s Tap (com a modalidade Rhythm Tap), ambos para o console Wii da Nintendo (2006), como ferramentas metodológicas no estudo de música no contexto da Educação Básica. Buscamos, também, verificar a possibilidade de, por eles, oferecer um ambiente rico, envolvente e prazeroso de aprendizagem, além de possibilitar uma percepção auditiva aguçada para reconhecer e compreender os referidos parâmetros sonoros. Foram participantes 12 alunos, de 12 a 14 anos, que cursaram, em 2012, o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Presidente Prudente. A pesquisa teve a característica de uma investigação qualitativa, do tipo descritivo-interpretativa. Como procedimento metodológico, contou com 4 fases. Na primeira fase, foi utilizado um questionário inicial com questões abertas para diagnosticar a capacidade auditiva e possíveis conhecimentos musicais dos alunos. Nas segunda e terceira fases, respectivamente, os alunos estiveram em contato com cada um dos jogos, jogando em duplas e individualmente, mediante observação de sistema aberto. Por fim, na quarta fase, foi realizado um questionário final, o mesmo aplicado na primeira fase, a fim de determinar a presença e a natureza das mudanças conseguidas após a prática dos jogos. Como resultado, constatamos que as respostas dos alunos foram mais precisas e apresentaram melhor qualidade de detalhes, indicando-nos desenvolvimento cognitivo e perceptivo em relação aos parâmetros do som. Assim, verificamos que o ato de jogar um jogo eletrônico na escola produziu aprendizagem musical e grande prazer e interesse. Usar o jogo eletrônico como ferramenta metodológica se mostrou uma forma de envolver o aluno em seu processo de aprendizagem, possibilitando, assim, uma formação autônoma. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Faria-Mestrado2 - versao final.pdf: 7674852 bytes, checksum: ce4b64ec4648d3c6d8c780b64dc7677e (MD5) Previous issue date: 2014-02-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1495/Luciana%20Faria-Mestrado2%20-%20versao%20final.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jogos eletrônicos educativos | por |
dc.subject | Jogos eletrônicos e a percepção auditiva | por |
dc.subject | Videogame e ensino. | por |
dc.subject | Educational Electronic Games. Electronic Games and auditory perception. Videogames and education. | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Da sala de estar à sala de aula: Educação Musical por meio de jogos eletrônicos | por |
dc.title.alternative | From the living room to the classroom: Music Education through electronic games | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciana Faria-Mestrado2 - versao final.pdf | 7,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.