Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Cleber Luiz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147091574374450por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Morelatti, Maria Raquel Miotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5074643701525672por
dc.contributor.referee2Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:23Z-
dc.date.available2014-11-12-
dc.date.issued2014-04-02-
dc.identifier.citationCUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912-
dc.description.resumoTrata-se de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Linha de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, que objetivou analisar como é previsto e como se dá o ensino dos números Reais num curso de formação de professor de Matemática da escola básica. Para seu desenvolvimento, adotou-se abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu num Curso de Licenciatura em Matemática da região de Presidente Prudente - SP, contando análise documental e, também, entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro docentes do curso. O estudo documental focalizou o projeto pedagógico do curso e os planos de ensino das disciplinas. Para analisar tanto os documentos quanto as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Na construção de sua fundamentação teórica, Gaston Bachelard foi o autor que trouxe contribuição mais destacada. Os resultados indicaram a necessidade de reavaliar o planejamento das ações quanto ao ensino dos números reais, visando à formação profissional de um professor que irá atuar na escola básica.por
dc.description.abstractResearch developed in the Master s Degree in Education at UNOESTE, in the Line of Research Training and Pedagogical Practice of Teacher Professional, with the objective of analyzing how is laid down and as if the teaching of Real numbers in the training of Mathematics professor of basic school. For its development, qualitative approach was adopted, characterized as a case study. The data collection occurred in the Course of Mathematics from the region of Presidente Prudente - SP, counting documentary analysis and, also, semi-structured interviews applied to four teachers of the course. The documentary study focused on the pedagogical project of the course and the plans for the teaching of disciplines. To analyze both the documents regarding the interviews content analysis was used. In the construction of its theoretical foundation, Gaston Bachelard was the author who has brought more prominent contribution. The results indicated the need to reassess the planning of actions regarding the teaching of actual numbers, aiming at the vocational training of a teacher who will act in basic school.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf: 439601 bytes, checksum: 2cec84ae5bb849a177bf3e3f7baadd4c (MD5) Previous issue date: 2014-04-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1468/DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnúmeros reaispor
dc.subjectformação do professor de Matemáticapor
dc.subjecteducação matemáticapor
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectepistemologia de Bachelardpor
dc.subjectreal numberseng
dc.subjecttraining of teachers of Mathematicseng
dc.subjectmathematics educationeng
dc.subjectteaching practiceeng
dc.subjectepistemology of Bachelardeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino dos números reais na formação do professor de matemáticapor
dc.title.alternativeThe teaching of the real numbers in mathematics teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf429,3 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.