Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEmídio, Márcio André-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749989440618409por
dc.contributor.advisor1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee2Gomes, Alberto Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2624279208302164por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:23Z-
dc.date.available2014-11-12-
dc.date.issued2014-06-04-
dc.identifier.citationEMÍDIO, Márcio André. Construction of professional identity and socialization in the school space. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/913-
dc.description.resumoO presente estudo ligado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente refere-se a uma pesquisa qualitativa (Estudo de Caso) que visou investigar a socialização do professor no espaço escolar, com o intuito de compreender como ele adquire, modifica, reconstrói conhecimentos, habilidades, convicções e atitudes próprias da profissão docente e da identidade profissional, no âmbito do exercício profissional. Foi campo da pesquisa uma Escola Estadual da cidade de Tupã-SP e sujeitos do estudo os professores da escola e seus gestores. O questionário e a entrevista foram utilizados como procedimentos de coleta de dados. O embasamento teórico constituiu-se, em especial, de estudos apresentados na área da socialização, identidade profissional, clima social e ação docente. Para análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo na proposta de Laurence Bardin. Os dados foram organizados em quatro categorias: Percepção e caracterização dos momentos de socialização dos professores no ambiente escolar; Caracterização da identidade profissional dos professores da escola; Identificação do clima social e cultura da escola; e Avaliação pelos Professores e Gestores entre Pensamento Reflexivo e Ação Docente. Como resultados a importância de se considerar o espaço escolar como um aspecto relevante para a socialização profissional e a confirmação de que a socialização e a constituição das identidades estão intrinsecamente relacionadas ao sentimento de pertença ao grupo. Foi possível concluir que a socialização do professor no espaço escolar realmente influencia no processo de construção e reconhecimento da identidade profissional e da prática docente.por
dc.description.abstractThe current study linked to the Univerdidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP master degree in education, in the research field Pedagogical Training and Practice of the graduated teacher - is about a qualitative research (case study) which aims to investigate the socialization of the teacher in the school environment to understand how they acquire, modify, and reconstruct knowledge, skills, beliefs, attitudes and professional identity in the context of professional practice. The research field was a state school in the city of Tupã-SP and the study subjects were the school teachers and their managers. A questionnaire, interview, observation and a focus group were used as data collection procedures. The theoretical basis is made of, in special, papers presented in the socialization area, professional identity, social climate and teacher action. To analyze the data the "content analysis" model indicated by Laurence Bardin was used. The data was organized into four categoires. Perception and characterization of the moments of socialization of the teachers in the school environment; Characterization of teachers professional identity of the school; Identification of the social climate and culture in the school; And the evaluation by the teachers and managers between the reflexive thinking and teacher action. Such investigations have had as results the importance of considering the school environment as a relevant space for the professional socialization and for the confirmation that socialization and the formation of identities are inextricably linked by the feeling of belonging of the group. It was possible to conclude that the socialization of the teacher in the school environment does influences the construction process of the professional identity recognition and of the teacher s practice.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcio Andre Emidio.pdf: 1023224 bytes, checksum: 279db6b0a9f9812007b6c8235b9014f7 (MD5) Previous issue date: 2014-06-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1480/Marcio%20Andre%20Emidio.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectEspaço Escolarpor
dc.subjectIdentidade Profissional.por
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSocializationeng
dc.subjectSchool environmenteng
dc.subjectProfessional identityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConstrução da identidade profissional e socialização no espaço escolarpor
dc.title.alternativeConstruction of professional identity and socialization in the school spaceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcio Andre Emidio.pdf999,24 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.