???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/918
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática pedagógica colaborativa em um curso de administração .
Título(s) alternativo(s): Collaborative teaching practice in a management course
Autor: Ruiz, Sofia Maria de Araújo 
Primeiro orientador: Gebran, Raimunda Abou
Primeiro membro da banca: Barbosa, Raquel Lazzari Leite
Segundo membro da banca: Barros, Helena Faria de
Resumo: Com o objetivo de analisar a prática pedagógica colaborativa na educação superior, investigando suas dificuldades/limitações e seus avanços, bem como o contexto no qual ela ocorre, esta dissertação é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, a qual foi desenvolvida pela metodologia de pesquisa-ação crítico-reflexiva com os docentes do Curso de Administração de uma universidade pública no estado de Mato Grosso. Justifica-se este estudo pela necessidade de promover a prática pedagógica colaborativa na educação superior como meio de formação continuada, visando o desenvolvimento profissional docente e, consequentemente, a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tal, foram empregadas três formas de coletas de dados constituídas em três etapas: na primeira fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes, a fim de traçar o perfil deles, o processo de desenvolvimento profissional e os limites e dificuldades de suas ações como docente; na segunda, foi realizada uma análise documental, utilizando o projeto pedagógico do curso, os planos de ensino e atas de colegiado, para identificar as concepções de educação e se existiam registros de trabalho coletivo; por fim, foram realizados encontros com os docentes para reflexão crítica sobre a ação colaborativa. Os dados coletados e analisados numa abordagem qualitativa indicaram a existência de um trabalho balcanizado, ou seja, os docentes reuniam-se em vários subgrupos, de acordo com os interesses individuais. Os caminhos metodológicos proporcionados pela pesquisa-ação crítico-colaborativa apontaram que, embora a formação de um trabalho colaborativo seja um percurso conquistado a longo prazo, é uma oportunidade de aprendizagem e de desenvolvimento profissional, que os docentes participantes mostraram durante as reflexões ser possível e ser necessário. Espera-se, com este estudo, estender a reflexão desta prática a outros grupos docentes, a fim que possa contribuir com sua formação pedagógica.
Abstract: With the objective of analyzing the collaborative teaching practice in higher education, investigating their difficulties / limitations and advances as well as the context in which it occurs, this research used the method of critical collaborative action research and was developed with a public university teachers in Mato Grosso/Brazil. This study is justified by the need to promote collaborative teaching practice in higher education as a continuing training, focusing on teacher professional development and, consequently, to improve teaching and learning processes. To achieve this, three data collections consist of three steps were employed: in the first stage semi-structured interviews with 19 participants were conducted in order to profile them, the process of professional development and the limits and difficulties of their actions as a teacher; in second, documentary analysis was performed using the pedagogical design of the course, teaching plans and minutes of collegiate, to identify the conceptions of education and collective work records existed; finally, meetings with teachers were performed to critical reflection on collaborative action. The data collected indicated the existence of a balkanized work, because teachers gathered in various groups, according to your individual interests. The methodological paths provided by the critical-collaborative action research showed that, although the formation of a collaborative work is a route conquered the long term is an opportunity for learning and professional development, teachers showed that the participants during the discussions and possible be required. Hopefully, with this study, to extend the reflection of this practice to other groups to improve their teaching practice.
Palavras-chave: Trabalho Colaborativo na Educação Superior
Profissionalização Docente
Formação Continuada.
Collaborative Work in Higher Education, Teacher Professionalization, Continuing Teacher Education.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: RUIZ, Sofia Maria de Araújo. Collaborative teaching practice in a management course. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/918
Data de defesa: 30-Jun-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOFIA_DISSERTACAO 23set.pdf347,4 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.