Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMontovani, Dirceu-
dc.contributor.advisor1Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0782110237768691por
dc.contributor.referee1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee2Reis, Cláudio Edward dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0452490121292795por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:24Z-
dc.date.available2007-09-24-
dc.date.issued2007-04-25-
dc.identifier.citationMONTOVANI, Dirceu. The management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesan. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/920-
dc.description.resumoA pesquisa teve a intenção de verificar as mudanças ocorridas na formação dos seminaristas, candidatos ao sacerdócio católico, num seminário diocesano, através da verificação das mudanças ocorridas após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que serviu de inspiração para uma renovada presença na sociedade. Para tanto foi analisada a proposta curricular e as mudanças sofridas nos decorrer do tempo para constatar sua adequação às exigências da formação presbiteral eficiente hoje. As instituições adequadas para este trabalho de formação são os seminários. A formação inicial do candidato ao sacerdócio passa pelo Seminário Menor, onde se realiza os estudos do Ensino Médio e Propedêutico. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. Os resultados coletados através de: questionários e entrevistas favoreceram a análise teórico-reflexiva crítica sobre o tema. Os dados quantitativos foram transformados em tabelas para facilitar a leitura e interpretação dos dados. Os resultados obtidos indicaram, que as mudanças devem ocorrer sempre que se fizerem necessárias, para que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficiente e a preparação do seminarista para o futuro exercício sacerdotal. Na realidade da evolução da formação sacerdotal emergiu a proposta de renovação do método formativo dado pelo Vaticano II. Este método formativo visa uma formação como forma de seminário inserido na realidade atual que responde à exigência de formar um sacerdote, homem de comunhão. Trata-se de formar sacerdotes que vivem e que formam o povo de Deus para a cultura da comunhão, da partilha, da justiça social. Trata-se de formar para a descoberta da alegria de viver a comunhão como modo de realização.por
dc.description.abstractThe research had the intention to verify the occurred changes in the formation of the seminaristas, candidates to the priesthood catholic, in a seminary diocesan, through the verification of the occurred changes after Vatican Concílio II (1962-1965), that served of inspiration for a renewed presence in the society. For the reason it analyzed the proposal curricular and the changes suffered during the time to evidence its adequacy to the requirements of efficient the presbiteral formation. The institutions adjusted for this work of formation are the seminaries. The initial formation of the candidate to the priesthood passes for the Lesser Seminary, where it develop the studies of Ensino Médio and Propedêutico. The used methodology was quali-quantitative. The results collected through: questionnaires and interviews had favored the critical analysis theoretician-reflexive on the subject. The quantitative data had been transformed into tables to facilitate to the reading and interpretation of the data. The gotten results had indicated, that the changes must occur whenever to become necessary, so that the process teach-learning is more efficient and the preparation of the seminarista for the future sacerdotal exercise. In the reality of the evolution of the sacerdotal formation was emerged the proposal of renewal of the formative method given by the Vatican II. This formative method aims at a formation as form of inserted seminary in the everyday reality that answers to the requirement to form a priest, communion man . The aim of this work is to form priests who live and that form the people of God for the culture of the communion, the allotment, social justice. The aim of this work is to form the discovery of the joy of living the communion as an accomplishment way.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PE DIRCEU - DISSERTACAO.pdf: 928150 bytes, checksum: e66d72028fb48ca0cac1cd13b65fc777 (MD5) Previous issue date: 2007-04-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1515/PE%20DIRCEU%20%20-%20DISSERTACAO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da Educaçãopor
dc.subjectFormação de Presbíterospor
dc.subjectSeminário Diocesanopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectManagement of the Educationeng
dc.subjectFormation of Ministerseng
dc.subjectSeminary Diocesan and Resumeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesanopor
dc.title.alternativeThe management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesaneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE DIRCEU - DISSERTACAO.pdf906,4 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.